Author:
Martins Maria de Fátima Almeida,Freitas Érica Fernanda Justino de,Oliveira Antoniel Assis de
Abstract
A discussão sobre educação e mineração no Brasil ganha relevância social devido aos recentes desastres no país, com destaque para o rompimento da Barragem de Fundão em Mariana/MG/Brasil ocorrido em novembro de 2015. Este evento mobilizou diferentes grupos a pensar como a escola poderia problematizar a temática em questão. Essa articulação resultou na proposição do curso intitulado: Mineração, Rompimento da Barragem de Fundão e Revitalização: desafios para a educação, como ação do Programa de Formação Continuada para educadores da Escola da bacia do Rio Doce. O referido curso foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O curso aborda os impactos do desastre ambiental e sua influência nas práticas educativas; questiona como revitalizar a vida, a natureza ao longo da bacia do Rio Doce após o rompimento e como esse evento desafia a Educação; visa formar educadores para desenvolver Projetos Pedagógicos que dialoguem com os sujeitos afetados. Utiliza a metodologia da formação em rede, envolvendo profissionais da escola e da comunidade, articulando aspectos da formação em alternância e do protagonismo. Este artigo analisa o projeto pedagógico do curso com foco nos procedimentos teóricos e metodológicos para sua execução e os desafios que ele apresenta na relação entre territórios e educação. Como resultados destacam-se, a formação dos professores participantes, a mobilização territorial que envolve diferentes sujeitos e contextos na estruturação organizacional do curso, a produção de cadernos pedagógicos e a elaboração de materiais didáticos a partir das Cartografias e Planos Pedagógicos Experimentais. Ademais, a experiência formativa propiciada neste curso demonstrou a capacidade de mobilização da comunidade escolar, incorporação da temática no currículo da escola e a implementação de políticas públicas que fortaleça o diálogo da escola com as questões territoriais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference13 articles.
1. ALTVATER, E. O preço da riqueza: pilhagem ambiental e a nova (des)ordem mundial. São Paulo: Ed. UNESP, 1995.
2. BEGNAMI, J. B.; JUSTINO DE FREITAS, E. F. Formação por alternância na educação do campo. Marília: Lutas Anticapital, 2022.
3. DI GIORGI, C. A. G. et. al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores critico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
4. FORQUIN, J.C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, volume, n. 5, p. 28-49, 1992.
5. FREIRE, P. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995.