Author:
Albuquerque Junior Ailton Batista de,Araújo Ana Cláudia Uchoa,Souza Paulo Vinicius Leite de,Martins Leiriane Tomaz Ferreira,Carvalho Michele Lemos de Oliveira Sousa,Fernandes Kássia Lia Costa,Almeida Géssica Mesquita de
Abstract
O presente artigo tem como objetivo discutir, de forma crítica e reflexiva, os fundamentos disciplinares da Geografia. Para isso, recorremos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como instrumento de análise da pesquisa, reconhecendo a realidade local e a diversidade social. Por conseguinte, promovemos o entendimento analítico do mundo e o estabelecimento de identidades por meio dos vínculos com diferentes espaços. Todavia, observamos que, no âmbito escolar, a Geografia ainda enfrenta obstáculos para superar a natureza tradicional e passiva do ensino, prejudicando o protagonismo dos alunos e o reconhecimento significativo dos objetos de conhecimento. Daí, cabe ao professor quebrar paradigmas conservadores, desenvolvendo nos alunos competências e aptidões críticas e dialéticas, permitindo-lhes participar e atuar de maneira substancial na sociedade, resolvendo problemas tanto locais quanto globais com bases sólidas. Quanto ao desenho metodológico deste objeto de estudo, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, verificando autores contemporâneos alicerçados nas percepções e vivências no ambiente escolar. Em síntese, inferimos a importância de um ensino focado na formação integral do aluno e reforçando a urgência de revisão dos objetivos e metas do ensino de Geografia para manter o aluno no centro do processo educacional.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference12 articles.
1. AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Ensino de Geografia na BNCC: os percursos didáticos, das habilidades às competências. In: Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: Políticas, Linguagens e Trajetórias. Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019.
2. BERNARDES, F. F.: FRANCISCHETT, M. N. Aportes preliminares para o Ensino de Geografia e Educação Geográfica. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, V. 1, a.18, p. 169-186, jan./abr. 2021.
3. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 jul. 2024.
4. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017. Institui a Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: DF, 2017.
5. CAMPOS, Margarida de Cassia; NASCIMENTO JUNIOR, Lindberg. BNCC de Geografia para o ensino fundamental e as contradições para uma educação decolonial e antirracista. Educação em Revista, 40(40), 2024. Disponível em: https://www.periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46128. Acesso em: 14 jul. 2024.