Author:
Melo Wyara Ferreira,Linhares Paulo César Ferreira,Nascimento José Wallace Barbosa do,Lima Antonio Gilson Barbosa de,Formiga José Alves,Rolim Fagno Dallino,Freires Maria Amanda Laurentino,Medeiros Aline Carla de,Maracajá Patrício Borges
Abstract
O cultivo de diversas plantas em sistema de consórcio constitui em alternativa viável para os agricultores familiares. Nesse sentido, o estudo objetiva estudar a eficiência agronômica da jitirana como adubo orgânico no consórcio de hortelã com rúcula. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo experimental, conduzido na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, no distrito de Alagoinha, zona rural de Mossoró-RN. O delineamento experimental de blocos completos casualizados com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 2 x 4, com três repetições. O primeiro fator foi constituído do cultivo solteiro e consorciado da hortelã e da rúcula, e o segundo fator constituído das diferentes quantidades de jitirana (0,0; 1,0; 2,0 e 3,0 kg m-2 de canteiro). Para a cultura da hortelã utilizou-se a cultivar “Mentha piperita”. Para a cultura da rúcula utilizou-se a cultivar “Cultivada”. As características avaliadas para a cultura da hortelã foram as seguintes: altura da biomassa, massa fresca, número de molhos, massa seca, teor e rendimento de óleo. As características avaliadas para a rúcula foram: altura e número de folhas por planta, rendimento, número de molhos e massa seca da rúcula. O melhor desempenho agronômico do sistema foi obtido na quantidade de 3,0 kg m-2 de jitirana. O consórcio apresentou razão de área equivalente superior a 1,0, com valor médio de 1,37 na quantidade de 3,0 kg m de jitirana incorporado ao solo. Houve um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis (água, adubo, solo e luz), sem comprometer a qualidade comercial da hortelã e rúcula.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ALMEIDA A. M. B. Viabilidade agroeconômica da hortelã (Mentha piperita L.) em dois cultivos sucessivos sob doses de jitirana e épocas de colheita. 2018. 83p. Dissertação (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) – Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, 2018.
2. AMORIM, E. L. Avaliação de diferentes substratos orgânicos no crescimento, rendimento e na composição química do óleo essencial de espécies medicinais. 2014.114p. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, 2014.
3. ALMEIDA, A. E. S.; BEZERRA NETO, F.; COSTA, L. R.; SILVA, M. L.; LIMA, J. S. S.; BARROS JÚNIOR, A. P. Eficiência agronômica do consórcio alface-rúcula fertilizado com flor-de-seda. Revista Caatinga, Mossoró, v. 28, n. 3, p. 79-85, 2015.
4. CARMO FILHO, F.; OLIVEIRA, O. F. Mossoró: um município do semi-árido nordestino, caracterização climática e aspecto florístico. Mossoró: ESAM, 1995.
5. CARVALHO, L. M; NUNES, M. U. C; OLIVEIRA, I. R; LEAL, M. L. S. Produtividade do tomateiro em cultivo solteiro e consorciado com espécies aromáticas e medicinais. Horticultura Brasileira, v. 27, p. 458-464, 2009.