Author:
Morais Fabiana de,Báfica Ana Cristina Magalhães Fernandes,Lino Adriana Silva,Souza Isabel Amante de,Maria Juliana Reinert,Tholl Adriana Dutra,Amante Lúcia Nazareth,Salum Nádia Chiodelli,Silva Patricia Anderson,Braga Renan Barros,Carvalho Alda Helena dos Santos
Abstract
Introdução: Nos últimos anos, temos testemunhado uma evolução significativa no panorama da saúde, especialmente no que diz respeito à forma como os serviços são organizados e entregues para a população. A atenção primária à saúde (APS) emerge como um pilar fundamental nessa transformação, assumindo um papel central na promoção da saúde, prevenção de doenças e no gerenciamento de condições crônicas. Objetivo: Identificar na literatura científica como as inovações organizacionais têm afetado na estruturação, processo de trabalho e resultados na Atenção Primária à Saúde, nos últimos 10 anos. Metodologia: Revisão Integrativa de Literatura com base nos descritores “Inovação Organizacional” e “Atenção Primária à Saúde”, nas bases de dados LILACS/BDENF, SCIELO e PubMed/MEDLINE, entre os anos de 2014 e 2024. Resultados: Essas inovações organizacionais na Atenção Primaria à Saúde (APS) têm o potencial de melhorar significativamente o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade dos serviços prestados e os resultados de saúde das populações atendidas. No entanto, é importante implementar essas mudanças de forma colaborativa, envolvendo todas as partes interessadas, incluindo profissionais de saúde, gestores, pacientes e comunidades, para garantir que as necessidades e preocupações de todos sejam consideradas. Discussão: Após seleção baseada no objetivo da pesquisa e critérios de inclusão e exclusão, foram extraídos e sintetizados 11 artigos. No que diz respeito ao conteúdo dos artigos, os resultados foram discutidos de acordo com as categorias da tríade da avaliação de qualidade: estrutura, processo e resultado. Considerações finais: Os achados da revisão respondem à questão de pesquisa, mostrando que a estruturação, processo de trabalho e resultados na Atenção Primária à Saúde são positivamente afetados a cada inovação tecnológica desenvolvida, contanto que tais inovações busquem integrar profissionais da gestão e assistência na sua implementação, possuam orientações e fluxos bem estabelecidos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. Apoio matricial em Saúde Mental na atenção básica: efeitos na compreensão e manejo por parte de agentes comunitários de saúde
2. Tending to innovate in Swedish primary health care: a qualitative study
3. BENDER, J. D. et al. Disponibilidade e uso das tecnologias de informação e comunicação em saúde na atenção primária à saúde no Brasil [tese]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas; 2022.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. E-SUS Atenção Básica: manual de implantação. Brasília: Ministério da Saúde, p. 63, 2014.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2436, de 21 de setembro de 2017: Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília.