Análise do desempenho cognitivo de alunos do ensino médio participantes da educação científica proporcionada pelo Programa de Ação Interdisciplinar – PAI
-
Published:2024-02-20
Issue:2
Volume:21
Page:e2772
-
ISSN:1983-0882
-
Container-title:Caderno Pedagógico
-
language:
-
Short-container-title:Cad. Pedagógico
Author:
De Souza Leandro Nicolino,Paulino Josiane de Almeida,De Oliveira Leonia da Conceição,Da Silva Mayara Duarte,Dos Anjos Pollianna Garcia,Da Cruz Izabel Karla Moura,Da Silva Eldra Carvalho,Liberal Siany da Silva
Abstract
O artigo teve como objetivo caracterizar a relação ensino e aprendizagem e sua influência no desempenho cognitivo de alunos de iniciação científica em nível médio participantes da pirâmide de formação acadêmica universitária (graduandos, mestrandos e doutorandos) para vetorização e popularização da ciência em escolas de ensino básico do município de Oriximiná, Pará. A pirâmide acadêmica consiste em um método de educação em ciência e tecnologia para todos os níveis de formação acadêmica, desenvolvido no Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), campus de Oriximiná-PA. A caracterização do instrumental didático como prática pedagógica e sua contextualização educacional, para além da experiência escolar, são objetos qualitativos deste estudo; como também o quantitativo do desempenho mnêmico temporal e espacial, de curto e longo prazo, atenção e cálculo; a memória de evocação; a linguagem e praxia, como forma de validação da relação ensino e aprendizagem almejada. O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) foram aplicados a três grupos de alunos de três escolas de ensino médio (participantes do PAI; Não participantes do PAI em Oriximiná e Não participantes do PAI em Santarém-Pará). A pesquisa qualitativa foi desenvolvida para caracterizar as diferentes metodologias de ensino e aprendizagem na escola de nível médio e no grupo de trabalho do PAI. Os resultados evidenciaram que os estudantes participantes do PAI apresentam maior desempenho cognitivo nas disciplinas escolares, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas avaliações neuropsicológicas em relação aos alunos não participantes do PAI.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líberlivros, 2005. p. 7-70.
2. BEAUCLAIR, J. "Óia Procê Vê": realidade, conhecimento e aprendizagem no século XXI. Revista Científica Aprender. Disponível em: 3. fundacaoaprender.org.br/?p=9>. Acesso em: 29 out. 2022.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível também em: . Acesso em: 29 out. 2022.
5. CANAVARRO, José Manuel Portocarrero. Ciência e sociedade. Coimbra: Editora Quarteto, 1999.