Author:
Almeida Valdiney Ferreira de,Simão Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro,Milhomem Karina de Oliveira,Vieira Afonso,Almeida Graciele Bianquim de,Barbosa Valmir Ramalho,Limont Marcelo,Yunes Neto Camilo
Abstract
A problemática ambiental advinda da crise civilizatória e marcada pelo uso exacerbado de bens e recursos naturais tem alinhado cada vez mais as instituições de ensino superior (IES) a repensar seu papel educacional rumo à integração para o desenvolvimento sustentável pelas suas ações de gestão ambiental (GA) assim como a postura que deve ser tomada pela gestão na adoção de ferramentas de avaliação de sustentabilidade, como o UI GreenMetric World University Ranking. Estas instituições têm papel preponderante enquanto organizações sociais na formação daquele que atua e atuará como crítico e tomador de decisões no ambiente que vivemos. A sustentabilidade em IES revela traçados no âmbito educacional, na preparação e inclusão da comunidade acadêmica, na construção de conhecimento e práticas de GA aplicadas às atividades acadêmicas e administrativas. A maximização da sustentabilidade pelas IES é necessária, ainda mais na região amazônica que está próxima do seu ponto de não retorno, o que gerará impactos locais e globais. Com o intuito de orientar dos Institutos Federais (IFs) e IES, este artigo analisou o processo de planejamento para a sustentabilidade dos IFs na Amazônia brasileira através de análise documental. Os resultados apontam que há similaridade parcial de estrutura, organização e de planejamento. Contudo, suas ações de GAs não são sistêmicas, e executam ações pontuais, o que as distanciam de potencial integração, entrada e execução às ferramentas de GA, necessitando de diretrizes que integrem a sustentabilidade em seu planejamento, nos documentos institucionais, infraestrutura setorial, adesão à ferramentas, no fazer benchmarking e formação de rede. Estes resultados são úteis para evidenciar potencialidades e limitações institucionais, contribuindo à sustentabilidade integrada.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ALMEIDA, V. F. Ambientalização das Instituições de Ensino Superior: realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do Amazonas. Dissertação (Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, 2020. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7710. Acesso em: jun/2022.
2. ÁVILA, V.; FILHO, W. L.; BRANDLIN, L. et al. Barriers to innovation and sustainability at universities around the world. Journal of Cleaner Production, v. 164, p. 1268-1278, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.07.025. Acesso em: out/2022.
3. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
4. BRANDLI, L.; FRANDOLOSO, M. A. L.; FRAGA, K. T. et al. Avaliação da presença da sustentabilidade ambiental no ensino dos cursos de graduação da universidade de passo fundo. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, p. 433-454, jul. 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/763/776. Acesso em: jun/2022.
5. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010. 296p.