Author:
Tannús Sérgio Ferreira,Magalhães Márcio Paulo,Gioranelli Mara Demoner,Martins Júnior Leônidas Nelson
Abstract
Doenças ocupacionais são aquelas que estão relacionadas às condições ou à natureza do trabalho de uma pessoa, podendo causar danos à sua saúde física ou mental. O objetivo do estudo é descrever sobre as doenças ocupacionais e as normas referentes a saúde do trabalhador. A abordagem interdisciplinar na análise e prevenção das doenças ocupacionais permite uma compreensão mais ampla dos fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Sendo assim, estimular a educação em saúde dos profissionais é fundamental, com relação a presença de trabalhadores com calçados abertos ou usando adornos que facilitam a possibilidade de contaminação; uso de jalecos fora dos espaços de saúde, usos de equipamentos de proteção individual (EPI) de forma incorreta, como por exemplo, abrindo a maçaneta das portas ou atendendo telefone usando luvas, máscaras cirúrgicas descartáveis sendo deixadas amarradas no pescoço, como se fosse um colar, a não higienização das mãos em todas as situações que se fizerem necessárias, dentre outras. Destaca-se como limitação desta pesquisa, faz-se necessário a importância que o trabalhador siga de perto as diretrizes estabelecidas, fazendo até mesmo mudança de hábitos. O sucesso de qualquer programa educativo está diretamente ligado à participação e reconhecimento por parte dos trabalhadores e apoio da instituição. Sendo assim, estimular a educação em saúde dos profissionais é fundamental, com relação a presença de trabalhadores com calçados abertos ou usando adornos que facilitam a possibilidade de contaminação; uso de jalecos fora dos espaços de saúde, usos de equipamentos de proteção individual (EPI) de forma incorreta, como por exemplo, abrindo a maçaneta das portas ou atendendo telefone usando luvas, máscaras cirúrgicas descartáveis sendo deixadas amarradas no pescoço, como se fosse um colar, a não higienização das mãos em todas as situações que se fizerem necessárias, dentre outras.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference12 articles.
1. BRITO, L.S.; LINDEMAM, A. C. ; ARÃO, I.R. Os riscos psicossociais e a síndrome de burnout enquanto doença ocupacional relacionados ao papel da engenharia de segurança do trabalho. Revista UniAraguaia de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 54-70, 2018.
2. DE SOUZA, Filipe Robert; DE MENEZES, Dura Ferrer; GOMES, André Raeli. A NÃO APLICABILIDADE DA NORMA NR-17 COMO CAUSA DA DEPRESSÃO. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 5, n. 4, 2019.
3. DOS SANTOS, Guilherme Bueno; DE MELO, Fabio Xavier. A importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho. Diálogos Interdisciplinares, v. 8, n. 4, 2019.
4. DUARTE, Daniele Almeida et al. Construindo ações interdisciplinares como caminho para fortalecimento da saúde e segurança do (a) trabalhador (a) no serviço público estadual de saúde. Trabalho (En) Cena, v. 8, n. Contínuo, p. e023035-e023035, 2023.
5. FAZEN, L.E.A ; LINDE, B.; CARRIE A.A.B. Doenças pulmonares ocupacionais no século 21: o cenário em mudança e os desafios futuros. Opinião Atual em Medicina Pulmonar 26(2):p 142-148, março de 2020. Disponível em: DOI: 10.1097/MCP.0000000000000658