Author:
Ferreira Ynis Cristine de Santana Martins Lino,Carvalho Josué de Lima,Sobrinho Mário Vasconcellos,Vasconcellos Ana Maria de Albuquerque
Abstract
Desde 2019 a pandemia do COVID-19 vem se alastrando pelo mundo e impondo desafios estruturais, sociais, econômicos e sanitários. No âmbito brasileiro, os Estados decretaram calamidade pública e flexibilizaram o processo de gestão em meio ao cenário atípico. Assim, questiona-se qual a construção social e desenho das políticas públicas na pandemia do COVID-19? O foco principal são as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) por estabelecerem as metas e prioridades para elaboração dos orçamentos públicos. Especificamente se analisa a LDO dos Estados os quais registraram mais mortes até o momento da pesquisa: São Paulo, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Metodologicamente, se optou pela ferramenta Iramuteq para análise de similitude a qual possibilitou identificar as aproximações e distanciamentos de termos no corpus textual. O corpus textual foi formado pelos trechos identificados nas LDO os quais tratavam sobre a pandemia de COVID-19. Os resultados da pesquisa demonstraram que a pandemia de COVID-19 está fortemente ligada ao contexto econômico, marcado pela instabilidade de arrecadação, termos os quais se distanciam. A ligação mais forte está expressa entres os termos pandemia, destacando-se cenário, LDO e Incerteza. Percebe-se “União” como termo que mais se distancia de COVID-19, demonstrando uma frágil gestão integrada ao aspecto tributário.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference14 articles.
1. AZEVEDO, R. C. de.; CABELLO, O. G. Controle e Transparência sobre os Gastos Tributários em Municípios Brasileiros. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, maio/ago., 2020.
2. AGÊNCIA SENADO. Mudança na LDO para facilitar gastos com a pandemia é sancionada com um veto. Disponível em: https://www12.senado.
3. leg.br/noticias/materias/2020/04/06/mudanca-na-ldo-para facilitar-gastos-com-a-pandemia-e-sancionada-com-um-veto. Acesso em 25 maio 2020.
4. CAMARGO, B; JUSTO, A. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ (pp. 1-18). Florianopólis-SC. Disponível em: http://www.iramuteq.org/
5. documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em 20 maio 2020.