Author:
Cunha Filho Moacyr,Moura Patricia Arruda de,Lages Marília Gabriela Medeiros Ordomo,Campos Junior Walfrido Siqueira,Souza Syntia Regina Rodrigues de,Piscoya Victor Casimiro,Holanda Romildo Morant de,Medeiros Raimundo Mainar
Abstract
Entre os problemas no estudo das variabilidades térmicas do ponto de orvalho estão a mensuração, comparação e classificação dos dados visto que é um parâmetro pouco estudado e sem dados disponíveis. Objetiva-se analisar a estatística e realizar suas tendências da temperatura do ponto de orvalho para as cidades onde se tem em operação as estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia entre 2010-2022 para o estado do Pernambuco. Para as análises estatísticas dos dados determinaram: mediana (Md), desvio padrão (Dp), coeficiente de variação (Cv), coeficiente de assimétrica (Cas) e o coeficiente de curtose (Ck), além dos máximos e mínimos absolutos térmicos para os municípios de Pernambuco. Os resultados deparados foram relacionados com as ocorrências dos sistemas sinóticos transientes, os efeitos locais e regional, as contribuições dos efeitos de meso e microescala, orografia, arborização que influenciam a temperatura na região. Os municípios em estudo deverão realizar planejamentos que envolvam construções de faixas arborizadas regional e local, evitando a retenção do carreamento dos solos e conservação das plantas nativas e rasteira visando a minimização da temperatura do ponto de orvalho. Pesquisas futuras devem serem realizadas para verificar os fatores antropogênicos, ou seja, fazer uma análise espacial de paisagem verificando se o efeito de urbanização afeta o clima e causar desconforto à população. A oscilação da TP da curtose na área de estudo exibe tendência de valores platicurticos para leptocurticos nos municípios em estudo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. Köppen's climate classification map for Brazil
2. BANZATTO, D.A.; KRONKA, S.N. Experimentação agrícola. (4a ed.), Jaboticabal: Funep, 237. 2006.
3. BARBOSA, A. M.; MARTORANO, L.; FRANCO, I.; MONTEIRO, D. Evidência térmica de tetos verdes mitigadores de ilhas de calor na grande Belém. In: I Simpósio de estudos e pesquisas em ciências ambientais da Amazônia, 2012, Belém, Pará. Anais...Belém: Universidade do Estado do Pará, 2012.
4. BISQUERRA, R.; SARRIERA, J.C.; MARTÍNEZ, F. Introdução à estatística: enfoque informático com o pacote estatístico SPSS. Bookman Editora, 2009.
5. Análise Comparativa da Temperatura Média do Ar em Campina Grande, PB, Obtida pelo Método dos Extremos e pelo Método Padrão (Comparative Analysis of Average Temperature of Air in Campina Grande, PB, When Obtained by the Extreme and Standard Methods)