Author:
Neta Antinesca Joana Pissolatto,Mussi Andréa Quadrado,Oliveira Camila Rosa de,Ickert Carina,Gonçalves Gabriela Martinello,Scopel Júlia Mognol
Abstract
Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa intitulada: Codesign de brinquedos para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: a arquitetura e a fabricação digital como ferramentas no ambiente escolar. É abordado o tema de carência de tecnologias assistivas, mobiliários e recursos para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas escolas, focando na aplicação de brinquedos educativos como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento. A pesquisa relaciona-se diretamente com Arquitetura e Urbanismo, explorando a contribuição dos arquitetos para a qualidade da aprendizagem através de processos de projeto (PP) e metodologias como o Codesign. Brinquedos educativos projetados por arquitetos, fabricados por meios digitais, foram aplicados a crianças com TEA na Escola Municipal Professora Olga Caetano Dias de Passo Fundo, RS, com validação realizada por profissionais que atendem esses estudantes. A metodologia incluiu observação participativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa ação. Os resultados destacam a importância de um ambiente de aprendizagem inclusivo e o papel do Codesign na educação de crianças com TEA.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference11 articles.
1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition, Text Revision (DSM-V-TR). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2023.
2. BAPTISTA, CLÁUDIO ROBERTO, Ação pedagógica e educação especial: a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p.59-76, Maio-Ago., 2011. Edição Especial. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/PMRnrYNzh3bVYKS4Ry3B6cN/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em 12 de novembro de 2022.
3. BRASIL. Leinº 13.146,de 06 de julho de 2015.Institui aLei BrasileiradeInclusãoda Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7jul. 2015.
4. DE PAULA NUNES; AZEVEDO; SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 557-572, 2013.
5. ELALI, Gleice Azambuja. O ambiente da escola-o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educação infantil. Estudos de Psicologia (Natal), v. 8, p. 309-319, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/DFpfPmBzKqVDWNRbth7vtWN/?lang=pt&format=html. Acesso em : 17 de junho de 2023.