Author:
Alberti Stéphani Juvenil,De Melo Sonia Aparecida Beato Ximenes,Servilha Graziele Oliveira Aragão,De Melo André Ximenes,Giansante Antônio Cézare de Araujo,Sguarezi Sandro Benedito
Abstract
À medida que as organizações se tornam cada vez mais complexas e interligadas num cenário globalizado, as teorias contábeis também avançam para responder às crescentes exigências e desafios enfrentados pelos profissionais desta área. O estudo visou examinar como estudantes de programas de pós-graduação em Ciências Contábeis na região Centro-Oeste do Brasil integram teorias contábeis em suas pesquisas. Os dados foram coletados de dissertações em Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Contábeis da região Centro-Oeste do Brasil no período de 2015 a 2022. Foram identificadas 93 dissertações após exclusão de 19 estudos por não estarem disponíveis. A análise de conteúdo envolveu a organização, exploração e interpretação dos dados. Os resultados foram apresentados em tabelas e figuras, sendo gerada uma nuvem de palavras para auxiliar na interpretação. Os resultados revelaram 3 Instituições de Ensino Superior. A UFG liderou com 41% das dissertações, seguida pela UFMS com 39% e pela UNB com 20%. O estudo identificou 3 áreas de concentração e 5 linhas de pesquisa. Quanto às teorias mais discutidas, incluem a Teoria da Agência, a Teoria Institucional, a Teoria da Contingência, a Teoria da Pecking Order e a Teoria da Divulgação. A pesquisa mostra que os pesquisadores utilizam uma variedade de teorias para apoiar suas dissertações. As teorias contábeis têm sido amplamente aplicadas em áreas como contabilidade corporativa, financeira, controladoria e gerencial. O tema Finanças e Controle de Gestão foi o mais frequente nas dissertações. Isso demonstra a riqueza e a flexibilidade da contabilidade como campo de estudo, capaz de se beneficiar de diferentes abordagens teóricas para analisar questões complexas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference36 articles.
1. ASSUNÇÃO, Miguel; ALBUQUERQUE, Fábio. Os fatores explicativos das divulgações relacionadas às taxas de desconto por entidades listadas em Portugal. Revista Contabilidade & Finanças, v. 34, 2023.
2. BACHTOLD, Ciro. Contabilidade básica. Curitiba. E-tec Brasil. 2011.
3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (Edições 70). Lisboa. Portugal, 2011.
4. BARROSO, Deivson Vinicius. Teoria da contabilidade. Ebook. Salvador: Editora Universidade Federal da Bahia, 2018.
5. BATISTOTI, Janaina Vareiro da Costa. Características da informação de custos e as barreiras para institucionalização do sistema: um estudo de caso em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul. Campo Grande, 2020.