Author:
Adriano Mikaela Campos,Reis Luísa Veber,Riograndense Cíntia,Lorenzi Jeniffer,Cosme Carolina de Andrade,Montanari Carolina Caruccio
Abstract
Introdução: Doenças crônicas exigem tratamento prolongado e cuidado constante, variando de condições alérgicas a transtornos mentais e deficiências físicas. Globalmente, representam um desafio de saúde pública, responsáveis por uma parcela significativa de mortes, destacando-se doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias e diabetes. No Brasil, a prevalência é alta, especialmente entre crianças e adolescentes. O diagnóstico impacta emocionalmente a família, demandando adaptações na rotina e suporte emocional. Estratégias educativas, como cartilhas, são fundamentais para capacitar cuidadores, prevenir complicações e promover a continuidade do cuidado. Contudo, há carência de recursos para cuidados domiciliares. Assim, a criação de cartilhas educativas se mostra crucial para orientar familiares e cuidadores de crianças com doenças crônicas. Objetivo: Relatar a construção de uma cartilha de orientações para familiares e cuidadores de crianças com doenças crônicas. Métodos: Relato de experiência com pesquisa metodológica dividida em três etapas: revisão da literatura; organização das informações encontradas nos artigos e escolha das ilustrações, layout, design e textos. Após essas etapas e unificação dos cuidados mapeados, foi construída a cartilha de orientações, com auxílio da plataforma Canva. Resultados: Das 1.345 publicações encontradas na revisão de literatura, dez foram incluídas no estudo. A cartilha, intitulada "Como pequenos heróis podem enfrentar grandes desafios?", foi desenvolvida após a extração dos cuidados de enfermagem dos artigos. A linguagem foi ajustada para se adequar ao público-alvo, resultando em um produto final com informações e orientações de cuidados domiciliares de forma acessível e compreensível. Conclusão: A pesquisa permitiu produzir um material de suporte às orientações para o cuidado com crianças com doenças crônicas, realizadas após a alta hospitalar.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. ARAÚJO YB de, et al. Predictive model of hospitalization for children and adolescents with chronic disease. Rev Bras Enferm [Internet]. v. 73, n. 2, p. e20180467, 2020.
2. BEZERRA, E. A. Internações por agravos crônicos na infância em um hospital do Norte do Brasil [Internet]. Florianópolis, SC: 2014.
3. CANVA [homepage na internet]. Sobre o Canva. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/about/
4. CECHINEL-PEITER C, et al. Continuity of care for children with chronic conditions after discharge: a constructivist grounded theory. Rev Bras Enferm [Internet]. v. 75, n. 4, p. e20210783, 2022.
5. COSTA CIA, et al. Construção e validação de materiais educativos para crianças com doença crônica: uma revisão integrativa. Rev. enferm. UERJ [Internet]. v. 26, p. e34208, 2018.