Author:
Guedes Kelvin Felipe,De Carvalho Hugo Leonardo Menezes
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação existente entre as práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e o valor de mercado das empresas, notadamente aquelas que possuem sede de atuação no Estado do Maranhão. Isso porque, segundo a Teoria dos Stakeholders, as empresas precisam alinhar os seus interesses aos anseios e expectativas de todos os agentes com quem ela se relaciona. Com isso, espera-se que a perspectiva de atuação das empresas não seja pautada apenas para seus acionistas, mas sim no alinhamento e harmonização com o que esperam os stakeholders, mas existem dúvidas de como os gestores decidem e priorizam acerca desse alinhamento. A valorização de mercado é uma importante variável de geral de valor para os acionistas. Para tanto, realizou-se regressão linear múltipla com amostra de 28 empresas listadas na B3, em que a variação do preço das ações foi a variável resposta e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) a variável independente principal junto com outras de controle. Os resultados evidenciaram que, para o período analisado, houve significância estatística para a relação testada, mas que a correlação encontrada foi diferente daquela esperada. Isso pode indicar que as práticas de RSE das empresas estejam relacionadas a outros indicadores que não a valorização de mercado. Apesar disso, destaca-se ainda que, para a realidade do Estado do Maranhão, as três empresas escolhidas para análise mais detalhada (Vale, Equatorial e Grupo Mateus) ainda possuem ações tímidas em termos de práticas de RSE direcionadas às carências das localidades e comunidades do Estado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference37 articles.
1. AHMED, S.U.; ISLAM Md., Z.; MAHTAB, H.; HASAN, I. Institutional Investment and Corporate Social Performance: linkage towards sustainable development. Corporate Social Responsibility and Environmental Management -Mgmt., v.21, n.1, p.1-13, 2014.
2. ANDRADE, L. P.; BRESSAN, A. A.; IQUIAPAZA, R. A.; MOREIRA, B. C. M. Determinantes de adesão ao Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa e sua relação com o valor da empresa. Revista Brasileira de Finanças, v. 11, n. 2, p. 181-213, 2013.
3. ASHLEY, P.; QUEIROZ, A.; CARDOSO, A.; SOUZA, A.; TEODÓSIO, A.; BORINELLE, B. et al. Ética e responsabilidade social nos negócios. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 2003.
4. BECCHETTI, Leonardo; GIACOMO, Stefania di; PINNACCHIO, Damiano. Corporate social responsibility and corporate performance: evidence from a panel of us listed companies. Applied Economics, [S.L.], v. 40, n. 5, p. 541-567, 2008.
5. BEZERRA-DE-SOUSA, I. G.; MORAIS-DA-SILVA, R. L.; TAKAHASHI, A. R. W.; SEGATTO, A. P. O valor social gerado por empresas sociais: reflexões a partir de uma meta-síntese. Revista de Gestão Social e Ambiental, São Paulo (SP), v. 13, n. 2, p. 75–92, 2020.