Author:
Cristo Hélio Souza de,Nascimento Filho Aloísio Santos,Aragão José Wellington Marinho de,Saba Hugo
Abstract
O presente artigo tem como objetivos apresentar e analisar percepções juvenis sobre as fake news em seus processos de formação e participação políticas. Para tanto, parte-se do princípio de que a trajetória da pesquisa possibilitou melhor aproximação com os aspectos que dizem respeito a como os jovens concebem e entendem política, suas compreensões acerca dos seus processos de construção política na atualidade, bem como as relações que os jovens estabelecem entre as fake news e seus processos de formação e participação políticas. O trabalho se caracteriza como de abordagem qualitativa subsidiado por revisão de literatura e pesquisa de campo, sem prejuízo de dados quantitativos, respeitando-se os aspectos e princípios éticos de uma pesquisa com seres humanos, conforme Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa nº 4.633.140. No que tange ao desenvolvimento da pesquisa em seus aspectos empíricos, esta aconteceu em duas etapas que dialogam entre si: a primeira ocorreu com a aplicação de questionário misto online a fim de conhecer o perfil socioeconômico dos participantes e aproximar-se dos seus lugares de falas, cujo questionário utilizou a escala Likert. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas audiogravadas com os participantes por meio da plataforma virtual Google Meet. Os participantes da pesquisa foram jovens com idades entre 18 e 29 anos, cuja delimitação da quantidade de participantes se deu através do processo amostral por saturação teórica e as primeiras aproximações com eles através do método de coleta de dados Bola de Neve Virtual. No tocante ao tratamento de dados, a pesquisa utilizou a análise de conteúdo a partir dos pressupostos de Bardin (2016), partindo do princípio que a análise de conteúdo possibilita ao analista um caminho metodológico de maior aprofundamento no processo de leitura, interpretação e inferências. Os resultados apontam que a visão dos jovens sobre política continua sendo impactada pela cultura política existente, principalmente pelas suas referências de política institucionalizada. Os dados sugerem que os jovens acreditam que as fake news, potencialmente, podem representar um papel decisivo e preocupante na tomada de decisões e escolhas políticas da juventude.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference43 articles.
1. ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of economic perspectives, v. 31, n. 2, mai., p. 211-236, 2017.
2. AMADO, J. da S. A técnica de análise de conteúdo. Revista Referência, n. 5, nov., 2000.
3. ANDERSON, L.; MCCABE, D. B. A coconstructedworld: adolescent self-socialization on the internet. Journal of Public Policy & Marketing, v. 31, n. 2, p. 240-253, 2012.
4. BAQUERO, M.; BAQUERO, R. V. A.; MORAIS, J. A. de. Socialização política e internet na construção de uma cultura política juvenil no sul do Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 137, out.-dez., p. 989-1008, 2016.
5. BARROSO, E. do S. G.; SOUZA, A. P. V.; NEVES, J. D. de V. Juventude em rede: os sentidos que os jovens atribuem ao político e à política brasileira. Desidades: Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude, Revista Electrónica de Divulgación Científica de la Infancia y la Juventud. ISSN 2318-9282, n. 26, ano / año 7, jan/ene - abr, p. 52-71, 2020.