Author:
Reis Guiomar Damasio Silva dos,Rodrigues Adriana,Finelli Leonardo Augusto Couto
Abstract
O cenário educacional contemporâneo é marcado por contínuas mudanças. Tais redesenham os espaços de ensino-aprendizagem com a apresentação da necessidade da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito da educação. Pesquisas na área de formação de professores, tecnologia e educação apontam para a necessidade da (re)formulação do papel e do trabalho do professor diante da cultura digital. Esse contexto demanda características e potencialidades dadas pelas tecnologias que implicam em produzir novas formas de ensinar e aprender. As TDICs intensificam mudanças no contexto da formação docente com a incorporação dos aparatos tecnológicos nas metodologias de ensino. Desta forma, este artigo tem por objetivo refletir sobres as competências docentes que, pelo perfil das crianças do século XXI, exigem a apropriação das TDICs de forma protagonista, reflexiva, interativa e criativa. Desenvolvemos este artigo a partir de uma revisão bibliográfica, que buscou considerações relevantes a respeito das competências docentes necessárias para o desafio da incorporação consciente das TDICs na prática docente. A partir dessa reconhecemos que não se tratar de temática nova, essa ainda se encontra em desenvolvimento. Autores já considerados clássicos indicaram já há mais de uma década a necessidade de a formação docente contemplar capacitação para o uso das TDICs. Isso porque a realidade fora das escolas passou a ser caracterizada pela integração da comunicação eletrônica, pelo fim da audiência de massa, e, pelo surgimento das redes interativas, formando um supertexto, uma metalinguagem, que integram no mesmo sistema as modalidades escrita, oral, e, audiovisual da comunicação humana. Dessa forma, a literatura indicou uma série de competências necessárias à docência. Tais contemplam tanto competências didático-pedagógicas, quanto técnico-digitais. Nesse sentido, concluímos que as inovações tecnológicas não terão chances de sucesso, se os atores não as aceitarem na perspectiva de ensino-aprendizagem. Assim é necessário promover o diálogo entre professores, pesquisadores e profissionais, de modo a contribuir para a superação dos desafios da inclusão digital do professor. Esperamos com este estudo contribuir para a reconstrução do fazer pedagógico que impactará na formação humana das novas gerações.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. ALVES, E. J.; SILVA, B. D. Literacia digital de professores: Competências e habilidades para o uso das TDIC na docência. In: XVII Encontro Nacional de Prática de Ensino, ENDIPE, 2014, Fortaleza. E-book Didática e prática de ensino na relação com a escola. Fortaleza: EdUECE, 2015.
2. AMARAL, S. F. Principios y reflexiones del lenguaje digital interactivo. In: AMARAL, S. F.; GARCÍA, F. G.; MEDINA, A. R. (Orgs.). Aplicaciones educativas y nuevos lenguajes de las TIC. Campinas: Graf. FE, 2008. p. 15-25.
3. BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens: Mapeando velhos e novos (des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002.
4. BEHRENS, M. A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 379-635, 1999.
5. BELLONI, M. L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, dez. 2009.