Author:
Barbosa Martiniano Gomes,Carvalho Icaro Kleysson de Souza,Silva Eliene,Da Costa Marcelo George Nogueira,De Oliveira Eliza Georgiana Nogueira Barros,De Oliveira Maria Edineide Souza,De Oliveira Luciene Nunes dos Santos,De Oliveira Rosilene Souza
Abstract
Trata-se de um estudo que tem como objeto de pesquisa a abordagem da educação sexual na escola, direcionada a crianças. O objetivo principal é investigar e apresentar estratégias pedagógicas sobre o tema, buscando oferecer orientações tanto para professores quanto para familiares interessados em abordar a temática sexualidade. Para concretizar esse objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica fundamentada em artigos de revistas científicas, documentos, livros, além de materiais audiovisuais como vídeos e filmes. Após a análise da literatura acadêmica na área, os resultados foram categorizados em eixos fundamentais: (a) Orientação sexual ou educação sexual?; (b) Deveria a escola abordar o tema da sexualidade?; (c) Como abordar o tema sexualidade com crianças? Destaca-se a importância de evitar erros ao lidar com esse assunto considerado sensível e delicado. Nesse contexto, recursos pedagógicos como cartilhas, vídeos e atividades pedagógicas são apresentados como ferramentas didáticas para apoiar a formação de professores e servir como material educativo. Para dar conta desse estudo, utilizamos como base teórica as obras de Pedrosa et al. (2002), Calixto (2020), Dalbosco Dell'Aglio e Garcia (2012), Schindhelm (2011), Lara et al. (2021), Molina (2020), Oliveira (2020) e outros, que contribuíram significativamente para este estudo. Concluímos que existem diversos instrumentos e estratégias que os professores podem empregar para abordar o tema em questão. No entanto, enfatizamos que, antes de tudo, é essencial que passem por uma formação sólida que propicie uma compreensão mais aprofundada. Somente assim, estarão aptos a conduzir um trabalho seguro, responsável, leve, respeitoso e pedagógico com os alunos. Recomenda-se a realização de estudos futuros sobre as estratégias pedagógicas apresentadas em relação à percepção e impacto na compreensão da sexualidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. ALTMANN, H. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero. Cadernos Pagu, n. 21, p. 281-315, 2003. Disponível em: Disponível em: . Acesso em: 06/01/2024.
2. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/1990. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso: 05/01/2024.
3. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
4. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: orientação sexual/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
5. CALIXTO, A. L. Bem me quer, mal me quer. Ed. Do Autor, 2020.Disponível em: https://agenciaaids.com.br/site/wp-content/uploads/2022/07/LIVRO_WEB2