Abstract
O livro “Cartilha do Silêncio”, do autor sergipano Francisco José Costa Dantas, traz o desenrolar de histórias que envolvem cinco personagens centrais: Dona Senhora, Arcanja, Remígio, Mané Piaba e Cassiano Barroso. Tais ficções, desenvolvidas em um cenário temporalmente delimitado, nos transmitem, através da fala das personagens, elementos que contribuem para uma análise do processo evolutivo de Aracaju no tocante à urbanização, seus problemas iniciais e seu crescimento. No início do século XX, houve um desenvolvimento mais acentuado em alguns setores do estado de Sergipe, embora, concomitantemente, o setor rural esteve em declínio, o que provocou a migração para a capital, então em progressão. A exemplo de outras obras literárias que têm como característica o reflexo de aspectos sociais, econômicos e políticos, “Cartilha do Silêncio” nos possibilita agregá-la ao estudo desse desenvolvimento urbano de Aracaju e dos impactos positivos e negativos decorrentes de tal acontecimento. A obra analisada problematiza a relação dessas personagens com o contexto social de uma capital recém-criada, carente de estrutura e repleta de subjetividades e incertezas quanto ao futuro não apenas delas, mas para onde caminharia Aracaju – o sucesso ou a desgraça. A melancolia das mulheres, narrada por Francisco Dantas, espelha o cenário de incertezas que pairava sobre o empreendimento ambicioso não apenas da construção de uma nova cidade, mas da mudança de uma capital. Ao misturar uma ficção com a história real da construção de Aracaju, principalmente, Dantas incorpora muitos aspectos descritivos da arquitetura e transformações das paisagens locais, conforme se desenvolvem e envelhecem suas personagens.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. BRUN, André Adriano. O trançado da morte nas tramas do tempo: uma leitura da condição feminina em Cartilha do Silêncio e A dança dos cabelos.
2. DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6° ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997;
3. DANTAS, Francisco J. C. Cartilha do silêncio. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
4. ___. Coivara da memória. 3. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
5. FARINACCIO, Pascoal. Resenha de Francisco Dantas - Cartilha do silêncio. 2005. http://www.criticaecompanhia.com/pascoal.htm. Acesso em 20/05/2010.