Author:
Almeida Fabiane Gonçalves,Almeida Rafael Alvarenga,Pinto Daniel Brasil Ferreira,Almeida Ivan Carlos Carreiro,Loureiro Gláucio Ferreira
Abstract
A erosão hídrica é o principal fator agravante do esgotamento dos solos brasileiro. O uso agrícola mal planejado provoca perdas significativas, causando prejuízos diretos à produção agropecuária, poluição e assoreamento dos corpos hídricos, prejuízos sociais, além de representar sérios riscos ao meio ambiente e aos setores de produção de energia elétrica e captação de água. Avaliar as perdas de solo e água, através das parcelas experimentais, serve como base para planejamento do uso do solo, práticas de controle apropriadas bem como para estabelecimento de parâmetros importantes para a modelagem hidrológica. Diante do exposto objetiva-se analisar a influência da perda de água e solo sob dois diferentes fatores: uso do solo e topografia em um Argissolo Vermelho Distrófico típico, localizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Teófilo Otoni. Foram implantadas 9 parcelas experimentais para o monitoramento da erosão hídrica, divididas em 3 grupos com declividades distintas e 3 diferentes usos do solo. Em função da distribuição dos dados serem fortemente centrada no zero e a não normalidade dos dados, optou-se por separar os dados em dois grupos, o primeiro contendo dados referentes à perda de água acima de 1,5 mm e o segundo abaixo ou igual a 1,5 mm. Os três tipos de usos do solo responderam de diferentes maneiras às condições edafoclimáticas da região tanto para a perda de água quanto para a perda de solo. Os resultados indicaram maiores perdas de água e perdas de solo na parcela com uma maior declividade. Recomenda-se a implantação e monitoramento prolongado de parcelas experimentais em diversas condições edafoclimáticas, a fim de aprimorar a compreensão da dinâmica dos processos erosivos em distintos contextos de campo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ALMEIDA. R.A; PEREIRA. S.B; COELHO. C.D; SOUZA. D.A.N. Precipitação pluvial média mensal e anual nas regiões político-administrativas do Brasil. Engenharia na agricultura, Viçosa, v.23, n.02, 2015. Available from: : Jul. 10, 2020. doi: 10.13083/1414-3984/reveng.v23n2p169-175.
2. AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA). Standart Methods for the Examination of Water and Wastewater. 19ª ed. Washington, D. C., 1155P., 1995.
3. BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. 9. ed. São Paulo: Editora Ícone. 2014.
4. BRAMORSKI, J.; CRESTANA, S. Erosão hídrica em um Latossolo Vermelho-Amarelo sob diferentes sistemas de manejo e chuva simulada. Revista Sítio Novo, v. 4, Palmas – TO, n. 2, p. 73-80, 2020. Available from: . out. 10, 2020. doi: 10.47236/2594-7036.
5. CELANTE, L. S. Taxas de perdas de solo e água em um latossolo argiloso sob sistema plantio direto. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia de Energia na Agricultura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017. Available from: http://tede.unioeste.br/handle/tede/