Indicadores do programa Previne Brasil e a gestão na atenção primária

Author:

Zanachi João Aldo,Lorenzo Helena Carvalho De,Nascimento Alessandra Santos

Abstract

A atenção primária à saúde (APS) no Brasil é responsável por oferecer cuidados básicos à população, através de várias ações de prevenção, diagnóstico, tratamento de doenças e vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), o que demanda um grande volume de recursos direcionados pelo Ministério da Saúde. Com o intuito de garantir maior eficiência na transferência de recursos, o Programa Previne Brasil foi criado em 2019, cuja proposta é garantir a estruturação de um modelo de financiamento capaz de expandir o acesso da população aos serviços de atenção primária, além de estreitar o vínculo entre a população e a equipe gestora. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar a organização e o funcionamento dos indicadores adotados pelo Programa Previne Brasil e seus resultados para a gestão da atenção primária à saúde. Para tanto, procede-se à metodologia de revisão de literatura especializada sobre gestão de saúde no Brasil. Conclui-se que o Programa propõe que as transferências de recursos para os municípios se pautem nos seguintes critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critérios populacionais. Ressalta-se que os valores financeiros obtidos pelo Programa se baseiam no número de pessoas cadastradas pelas equipes de saúde da família e da atenção primária em relação ao desempenho assistencial das equipes. Os indicadores do Previne modificam o entendimento da dinâmica de cálculo e repasse de recursos para a atenção primária à saúde, trazendo, com isso, problemas e desafios para sua gestão a serem enfrentados.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference37 articles.

1. ACURCIO, F. A. Evolução das políticas de saúde no Brasil. In: Brasil. Ministério da Saúde. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0243.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.

2. ALMEIDA-FILHO, N. de. O que é saúde? São Paulo: Fiocruz, 2011.

3. ALMEIDA, C. Reforma de sistemas de saúde: tendências internacionais, modelos e resultados. In: Giovanella, L. et. al. (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz: Cebes, 2012.

4. AROUCA, A.S.S. A reforma sanitária brasileira. Tema/Radis, n. 11, p. 2-4, 1988.

5. BAPTISTA, T. W. F. História das políticas de saúde no Brasil: a trajetória do direito à saúde. In: MATTA, G. C.; MOURA, A. L. (Org.). Políticas de saúde: a organização e a operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, 2007. Disponível em: /https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l25.pdf. Acesso em: 02 maio 2024.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3