Author:
Melo Sonia Aparecida Beato Ximenes de,Sguarezi Sandro Benedito,Melo André Ximenes de
Abstract
Os problemas sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais não são exclusivos dos países periféricos, mas são mais graves nos países do Sul. A resolução da problemática dos resíduos sólidos urbanos no Brasil requer uma abordagem interdisciplinar que promova o diálogo entre política, economia e natureza. O artigo objetiva analisar a implementação da PNRS/2010 no estado de Mato Grosso, Brasil, e verificar como ela dialoga com os princípios da Economia Solidária, no que se refere à inclusão socioeconômica produtiva de Catadores de materiais recicláveis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com pesquisa de campo, observação, vistas in loco e realização de entrevistas em profundidade. A pesquisa envolveu quatro municípios e quatro mesorregiões mato-grossenses. Os dados foram interpretados com base na análise de conteúdo. O estudo identificou estreita relação entre os objetivos, os instrumentos e as diretrizes da PNRS/2010 com princípios da Economia Solidária. Os resultados apontam que a interlocuação entre as duas políticas são fundamentais para a implementação da coleta seletiva realizada por Catadores. No âmbito da PNRS/2010, mostra-se que os PMGIRS que consideram a interface entre a Economia Solidária, quando aliadas a educação ambiental, promovem a sensibilização, a mobilização social, consciência política que efetivamente contribuíram para a inclusão socioeconômica produtiva dos Catadores. Mas também geram consciência e compromisso com a causa ambiental, empoderamento e autonomia. E, por ser mais econômica e eficiente, estabelece uma relação custo-benefício economicamente viável. Dessa forma, é possível inferir que a coleta seletiva realizada por catadoradores representa uma oportunidade para desenvolver soluções sustentáveis em todas as suas dimensões, evidenciando a relevância da interação entre as duas políticas mensionadas. Apesar das limitações do estudo, o artigo apresenta questões iniciais, lacunas na pesquisa e sugere possíveis direções para futuras investigações nesse campo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ALVES, J. C. M. et al. Economia Solidária e a dimensão cognitiva da experiên-cia dos Catadores. Interações (Campo Grande), v. 21, p. 125-140, 2020.
2. APARCANA, S. Approaches to formalization of the informal waste sector into municipal solid waste management systems in low-and middle-income coun-tries: Review of barriers and success factors. Waste management, v. 61, p. 593-607, 2017.
3. ARRUDA, M. Um novo humanismo para uma nova economia. In: KRAYCHE-QUE, G. Economia dos setores populares. Petrópolis: Vozes, p. 199-223, 2000.
4. BARDIN, L. Análise de conteúdo. rev. e atual. Lisboa: Edições, v. 70, n. 3.
5. BATISTA, V. L. R. A coleta seletiva como instrumento propulsor da gestão do consórcio de resíduos sólidos na região metropolitana do Cariri-Ceará. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2015.