Author:
Rodrigues Vanise dos Santos,Silva José Amauri Siqueira da,Rodrigues Greyce dos Santos,Santos Rejane de Souza Bentes dos,Silva Edijane Barbosa da,Carvalho Juza dos Santos,Souza Yasmim Gabrielle Rodrigues de,Barbosa Juliana Martins,Silva Carol Winnie Rodrigues
Abstract
O papel do professor como orientador de projetos científicos é fundamental para fomentar o interesse dos alunos pela pesquisa acadêmica. Este estudo investiga como os docentes da Escola Estadual Deputado José Claudio de Souza percebem e desempenham essa função essencial. A pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer a percepção docente sobre a importância de seu papel em promover uma educação de qualidade preparando os estudantes para atuar no campo da pesquisa cientifica. A metodologia utilizada foi a técnica de entrevista direcionada aos docentes da escola, composta por seis perguntas fechadas e uma pergunta aberta. Participaram dessa entrevista uma amostra de vinte docentes, os quais foram selecionados de uma população de 51. Para a análise dos resultados utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. As perguntas abertas foram analisadas fundamentada na teoria de análise de conteúdo de Bardin. A análise quantitativa foi utilizada nas perguntas fechadas. Esta abordagem mista proporcionou uma compreensão abrangente das percepções e práticas dos docentes. Os resultados destacam que os professores reconhecem a importância de incentivar a iniciação científica entre os alunos, embora enfrentem desafios na implementação prática, como falta de tempo devido a carga horaria de trabalho, recursos financeiros limitados e necessidade de formação específica em pesquisa. Com base nessas descobertas, o estudo propõe medidas pedagógicas para melhorar a participação de professores e alunos em atividades científicas, enfatizando a importância do suporte contínuo e do desenvolvimento profissional dos docentes na promoção de um ambiente favorável à pesquisa científica.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference27 articles.
1. ARAÚJO, Carlos Wagner Costa. A pedagogia da pergunta, o ensino de ciências baseado em investigação e suas contribuições para a educação científica em Pernambuco. 2019.
2. ARAÚJO, Tânia Maria de; CARVALHO, Fernando Martins. Condições de trabalho docente e saúde na Bahia: estudos epidemiológicos. Educação & Sociedade, v. 30, p. 427-449, 2009.
3. BARROSO, Roberta Santana et al. Currículo, tecnologias e metodologias no século XXI. Editora Diálogos, 2021.
4. COSTA, NO de MF. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): um estudo qualitativo sobre experiências vivenciadas por docentes de cursos de graduação em Administração de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de São Paulo. 2017.
5. DA SILVA PINTO, Natália Lúcia; FERNANDES, Laura Maria Abdon; SILVA, Fabiana Ferreira. Para além da formação acadêmica: As contribuições da iniciação científica para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes da área de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 301-325, 2016.