Author:
Lauro Lucas Lima,Lanssanova Luciano Rodrigo,Rodrigues Eliton Scherer,Gil Rodrigo Lemos,Ribeiro Vinícius de Oliveira
Abstract
O cultivo do mogno africano (Khaya senegalensis) no Brasil é uma alternativa promissora para suprir a demanda por madeira, dadas as restrições sobre o uso de espécies de florestas nativas. Este estudo investigou a viabilidade da propagação vegetativa por miniestaquia dessa espécie, considerando diferentes reduções na área foliar e concentrações de reguladores de crescimento, como o ácido indolbutírico (AIB) e o ácido indolacético (AIA). Foi utilizado um deineamento inteiramente casualizado, constituído em esquema fatorial, avaliando-se três fatores: redução da área foliar (quatro proporções de redução); diferentes fitorreguladores (dois tipos de auxinas) e concentração dos fitorreguladores (quatro concentrações). Os resultados indicam que o uso do AIA em comparação com o AIB promoveu uma melhoria significativa na taxa de enraizamento das miniestacas. Além disso, reduções em 25%, 50% e 75% da área foliar demonstraram desempenho semelhante na promoção do enraizamento. Este estudo contribui para o conhecimento sobre a produção de mudas dessa espécie, fornecendo insights importantes para práticas mais eficazes de cultivo, com potencial para promover a expansão e sustentabilidade dessa espécie de alto valor econômico e ambiental.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. ALCANTRA, G. B. et al. Efeito da idade de muda e da estação do ano no enraizamento de miniestacas de Pinus taeda L. Revista Árvore v. 31, n. 3, p. 399 – 404, 2007.
2. ALFENAS, A. C. et al. Clonagem e doenças do eucalipto. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2009. 2. ed.
3. ALFENAS, A.C. et al. Clonagem e doenças do eucalipto. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa 2004. 1. ed.
4. AZEVEDO, M. L. et al. Influência do ácido indolbutírico no enraizamento de miniestacas caulinar e foliar de mogno-africano (Khaya grandifoliola C. DC.). Ciência Florestal, v. 31, n. 2, p. 898-919, 2021.
5. BRONDANI, G. E. Miniestaquia e micropropagação de Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage x Eucalyptus dunnii Maiden. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.