Abstract
Após um tenso e controvertido processo de tramitação foi promulgada uma reforma, bastante impopular, do Ensino Médio. Contrariando pesquisadores, professores e estudantes, a reforma ambicionou impor a esse nível de ensino uma visão utilitária e empobrecedora, voltada à rápida inserção no mercado de trabalho. Além disso, a proposição reduziu o espaço curricular de diversas disciplinas, dentre elas a Educação Física. Ante a esse contexto obscuro, o objetivo principal desse texto foi analisar as proposições contidas na reforma do Ensino Médio e em específico os efeitos sobre a disciplina de Educação Física. Defende-se que os reducionismos contidos na Reforma do Ensino Médio associados aos cortes drásticos do investimento público em educação atuam intensamente para a promoção da precarização da formação docente e para o desmantelamento desse nível de ensino. Frisa-se, por fim, que a permanência da Educação Física no Ensino Médio como disciplina obrigatória e com carga horária completa é fundamental para a garantia de acesso as práticas corporais, a ludicidade e a fruição da corporalidade, componentes essenciais a um projeto amplo de formação humana.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference13 articles.
1. ABRAMO, Helena W. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. BRASIL. Juventude e Contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2007
2. BASTOS, R. dos S., SANTOS JUNIOR, O. G. dos, & FERREIRA, M. P. de A. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 38–52. 2017.
3. BELTRAO, José Arlen; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; TEIXEIRA, David Romão. A Educação Física no novo ensino médio: implicações e tendências promovidas pela reforma e pela bncc. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 656-680, dez. 2020.
4. BRASIL. LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 04/17.
5. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 04/17.