Levantamento sobre os grupos de pesquisas em educação ambiental no triênio 2019 a 2022

Author:

Almeida Cinara Rodrigues de,Frenedozo Rita de Cássia

Abstract

Pode-se dizer que educação ambiental deve ser abordada nos mais variados campos do conhecimento, criando condições formativas nos sujeitos. A Educação Ambiental Crítica, contrapõe as ideias hegemônicas, bem como relaciona conhecimentos sociais, econômicos, políticos e ambientais, permitindo constantes problematizações e interações entre o meio ambiente e a sociedade, pautando ações e práticas que auxiliem na construção ética, moral e reflexiva dos atores sociais. O presente estudo pretende buscar uma melhor compreensão da temática Educação Ambiental (EA). O artigo contempla inicialmente uma revisão bibliográfica sobre Educação Ambiental e a construção de uma abordagem crítica, política e reflexiva. A seguir trata especificamente do “estado do conhecimento” dos Grupos de Pesquisa sobre Educação Ambiental. Assim, foi realizada uma busca no banco de dados do Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), utilizando-se os termos “Educação Ambiental Crítica”. A seguir, verificou-se os Grupos de Pesquisas encontrados a partir dos termos “Educação Ambiental Crítica” no Triênio de 2019 a 2022. Nos 29 grupos encontrados, as áreas predominantes foram: dezessete grupos na área das Ciências Humanas, três grupos na área das Ciências Biológicas, dois grupos na área das Ciências sociais aplicadas, três grupos na área das Ciências Exatas e da Terra, um grupo na área de Letras, Linguísticas e Artes, três grupos com a denominação “outras” que referem-se às Ciências Ambientais. Este trabalho sugere aos pesquisadores a investigação das tendências das pesquisa de ensino sobre a Educação Ambiental e a análise crítica do que está sendo produzido e implementados nos ambientes escolares. Assim, haverá a contribuição para a compreensão do que foi produzido nessas pesquisas e como poderão implicar para que futuros pesquisadores em formação possam estabelecer questões de investigação que ainda não foram exploradas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference23 articles.

1. BRASIL. Lei nº 9.975, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação am-biental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras provi-dências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

2. CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P.P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasilia: Ministério do Meio Ambiente, 2004. 156p.

3. CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 3.ed. São Paulo: Cortez. 2008. 256p.

4. CARVALHO, A. M. C. A ecopedagogia no contexto educacional. 2012. 23f. Monografia. (Licenciatura em Ciências Biológicas) Consórcio Setentrional de Educação à Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás. Brasília, 2012.

5. CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3