Author:
Oliveira Fabrícia Alves Bueno de,Guimarães Claudinei Martins,Souza Filho Marcelo Barbosa de,Queiroz Maria Eduarda Teles de,Peixoto Joicy Vitória Miranda,Moraes Emmerson Rodrigues de,Silva Rodrigo Vieira da,Machado Túlio de Almeida
Abstract
O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência da adubação mineral e organomineral, associada à aplicação de ácidos húmico e fúlvico, no cultivo do tomateiro industrial. Os tratamentos consistiram em três tipos de formulações de fertilizantes no transplante: T1 - formulação de fertilizante mineral contendo KCl; T2 – formulação de fertilizante mineral com fosfato monoamônico (MAP); T3 – formulação com fertilizante organomineral contendo sulfato de potássio (K2SO4); e dois manejos de substâncias húmicas no solo (com e sem ácidos húmicos e fúlvicos). Utilizou-se delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial de 3 x 2, com cinco repetições, totalizando 30 parcelas. Foram avaliados: taxa fotossintética, condutância estomática, taxa respiratória, relação interna e externa de CO2 e transporte de elétrons, como características fisiológicas. Produção, características físico-químicas dos frutos, e teores de nutrientes foliares, como potássio (K), fósforo (P), cálcio (Ca), magnésio (Mg), cobre (Cu), ferro (Fe), zinco (Zn) e manganês (Mn), também foram avaliados. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), pelo teste f de fisher, a 1% e a 5% de probabilidade e as médias com efeito significativo foram comparadas pelo teste Tukey, a 5% de probabilidade. Organomineral + K2SO4 aumentou condutância estomática, taxa respiratória e produção de frutos, semelhante aos minerais KCl e MAP para as características físico-químicas dos frutos. Na folha, o Cu obteve 9,17 mg kg-1 no mineral MAP e, para o Mn, a adição de ácidos orgânicos promoveu redução da média (47,12 mg kg-1). O organomineral aumenta teores de Mg e Zn na ausência de ácidos húmicos e fúlvicos, em relação ao KCl e MAP. Conclui-se que a adubação mineral e organomineral, associada à aplicação de ácidos húmico e fúlvico, é eficiente para o cultivo do tomateiro industrial. KCl e MAP, com ácidos húmicos e fúlvicos, melhora a eficiência da absorção de nutrientes pelas plantas. Na ausência de ácidos húmicos e fúlvicos, a formulação com organomineral+K2SO4 é a melhor alternativa de manejo para a produção do tomateiro industrial, em relação as formulações minerais KCl e MAP. O presente estudo apresenta uma metodologia alternativa sustentável e eficiente de adubação do solo para cultivo do tomateiro.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ALMEIDA, M. J. de et al. Reposição deficitária de água e adubação com organomineral no crescimento e produção de tomateiro industrial. Irriga, v. 24, n. 1, 2019.
2. AOAC. Official methods of analysis of the Association of Official Analytical Chemists: edited Ig W. Horwitz 16ª ed. Washington, v.2, 1997. 850 p.
3. BENETTI, R. et al. Densidade de plantio e substâncias húmicas no cultivo do tomateiro (Solanum lycopersicum L.). Revista de Agricultura Neotropical, v. 5, n. 1, 2018.
4. CALBO, A. G.; NERY, A. A. Medida de firmeza em hortaliças pela técnica de aplanação. Horticultura Brasileira, v. 13, n.1, p. 14-18, 1995.
5. CALVO, P. et al. Agricultural uses of plant biostimulants. Plant Soil, v.383, p.3–41, 2014.