Author:
Souza Mirna Ariane Taveira de Sousa e,Maia Victor Martins Maia,Santos João Rafael Prudêncio dos,Silva Bruno Soares da,Oliveira Fernanda Soares
Abstract
A marula (Sclerocarya birrea) é uma espécie de origem africana com importância nutricional e medicinal, com grande potencial de produção nas regiões de clima semiárido. Por se tratar de uma espécie dióica faz-se necessário o uso de propagação vegetativa a fim de se obter plantas com maior uniformidade e vigor, reduzindo o período juvenil e antecipando a floração e produção. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o enraizamento de estacas da maruleira tratadas com diferentes concentrações de fosfato monoamônico (MAP) e ácido indolacético (AIA). Os experimentos foram conduzidos no viveiro de mudas da Universidade Estadual de Montes Claros do campus Janaúba, utilizando estacas semilenhosas de plantas masculinas e femininas. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 5 x 5, correspondentes as concentrações de AIA (0; 250; 500; 1000 e 2000 mg L-1) e concentrações de MAP (0; 4834,3; 9668,8; 14503,2 e 24172 mg L-1), com 5 repetições. Avaliou-se a porcentagem de estacas vivas, número de ramos ou brotações, comprimento de ramo, diâmetro da base do ramo, número de folhas, porcentagem de estacas enraizadas, matéria fresca e seca de folhas, ramos e raízes; comprimento e volume de raízes. Foi observado média geral de 2,4% de enraizamento e 74,4% de estacas vivas para as estacas da planta feminina e 32,8% de estacas vivas e 0% de estacas enraizadas para as estacas da planta masculina. Não foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis enraizamento e estacas vivas, em função das concentrações de AIA e MAP, não havendo promoção do crescimento das mesmas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. ALBUQUERQUE, P. E. P; GOMIDE, R. L; ANDRADE, C. L. T; VIANA, J. H. M.; DURAES, F. O. M. Caracterização climática do sítio-específico de Janaúba para a fenotipagem de cereais visando estudos de tolerância à seca. Embrapa Milho e Sorgo, Brasília, 2006.
2. BASSO,S.M.S; VOSS, M; JACQUES, A.V.A. Nodulação e fixação biológica de nitrogênio de Adesmia latifolia e Lotus corniculatus em vasos de Leonard. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 30, p. 687-693, 2001.
3. BETANIN, L; NIENOW, A. A. Propagação vegetativa da corticeira-da-serra (Erythrina falcata Benth.) por estaquia caulinar e foliar. Semina: Ciências Agrárias, Londrina v. 31, n. 4, p. 871-880, 2010.
4. COATES, P.K. Árvores da África Austral. Veld & Flora, v. 4, pág. 8, 1977.
5. FACHINELLO, J. C.; HOFFMANN, A.; NACHITIGAL, J. C. Propagação de plantas frutíferas. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005, 221 p.