Desafios de estudantes de baixa renda na educação superior pública

Author:

Clem Eduardo Lemgruber do Valle,Vinhal Jóice Macedo,Conceição Maria Inês Gandolfo

Abstract

Desde as primeiras iniciativas nas décadas de 1940 até a promulgação da Lei de Cotas em 2012, as políticas de ações afirmativas têm evoluído, trazendo consigo um aumento significativo na diversidade do corpo discente. No entanto, a simples entrada na universidade não é suficiente; é essencial garantir políticas efetivas de permanência e assistência estudantil para que esses indivíduos possam não só ingressar, mas também concluir seus cursos com sucesso, fomentando um ambiente acadêmico inclusivo e acolhedor. O objetivo deste artigo é tecer novos diálogos e refletir sobre os desafios enfrentados por estudantes de baixa renda na sua permanência na Educação Superior Pública brasileira. Para tanto, é traçado um percurso metodológico pautado pela Cartografia, em que se preza pela articulação da investigação e intervenção na direção da construção de um diálogo buscando conhecer a realidade dos estudantes de baixa renda amparados por políticas de Assistência Estudantil. O dispositivo utilizado para coleta de dados foi a roda de conversa. Participaram da pesquisa oito estudantes moradores da Casa do Estudante de uma Universidade Pública Brasileira, e dois pesquisadores, servidores da instituição. Os dados apontaram que os Programas de Assistência Estudantil são importantes para favorecer a permanência dos alunos, mas que outros aspectos assinalados pelos participantes transcendem a vulnerabilidade socioeconômica e assinalam para questões relacionadas ao sentimento de pertença em relação ao meio acadêmico, a saúde mental, as relações estabelecidas com a instituição, docentes, servidores e pares, práticas de ensino, transporte. Tais aspectos evidenciam a necessidade de uma democratização da educação superior que, além de promover acesso aos estudos, ofereça condições de permanência e propicie o desenvolvimento humano.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference10 articles.

1. AMORIM, A. K. de M. A.; SEVERO, A. K. de S.; ROMAGNOL, R. C. Cartografia de um grupo-pensamento em saúde mental: experimentações rizomáticas no que a vida pode mais. Physis Revista de Saúde Coletiva, v. 25, n. 2, p. 657-678, 2015.

2. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.

3. CLEM, E. L. do V. Não está tudo bem: desafios de estudantes de baixa renda na conquista de seu lugar na educação superior pública. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

4. DUNKER, C. Mal-estar, sofrimento e sintoma. Uma patologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.

5. GUATTARI, F. Psychoanalysis and transversality: texts and interviews 1955-1971. Semiotext(e) / Foreign Agents, 2015.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3