Author:
Matos Wesley Santos de,Santos Fabrício de Paula,Franco Marco Antônio Melo
Abstract
A pandemia de Covid-19 impulsionou mudanças significativas no setor educacional, forçando uma transição abrupta do ensino presencial para o remoto. Este estudo analisa as adaptações nas práticas docentes em escolas municipais de Contagem, Minas Gerais, com foco especial nos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal foi entender como esses educadores planejaram e executaram suas atividades pedagógicas para assegurar a continuidade do processo de alfabetização durante a crise. Foram coletados dados de 290 professores através de questionários, revelando uma discrepância significativa entre as diretrizes das autoridades educacionais e as condições reais dos docentes. Esse descompasso resultou em desafios no manejo de tecnologias digitais e na adaptação de métodos de ensino. Além disso, a falta de recursos adequados e de infraestrutura para o ensino à distância foi evidente, junto com as consideráveis dificuldades emocionais enfrentadas pelos professores. Este estudo destaca a necessidade urgente de políticas públicas que melhorem a formação dos professores em tecnologias educacionais e aprimorem a infraestrutura das escolas. Estas medidas são cruciais para mitigar as desigualdades educacionais e preparar o sistema educacional para enfrentar futuras crises que exigem modalidades de ensino não presenciais. A pesquisa também sugere a importância de uma maior colaboração entre os educadores e as autoridades para garantir que as transições se-am mais eficientes e menos disruptivas, enfatizando a necessidade de estratégias de ensino que sejam adaptativas e inclusivas, considerando as diversidades socioeconômicas dos estudantes. Por fim, o estuda aponta que a COVID-19 trouxe mudanças para o processo educacional, mas precisa ser cuidadosamente estudada, uma vez que, dependendo do uso que se faz, tende a fragilizar e a precarizar ainda mais, a educação no país.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educ. Real. 45 (4), 2020.
2. CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Perei-ra da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualida-de e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 20 março de 2022.
3. COSTA, A. C. A. da. IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TRA-TAMENTO DOS PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL DECORRENTES DA PAN-DEMIA DO COVID-19. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1287–1301, 2022.
4. COTRIM-GUIMARÃES, Iza Manuella Aires, et. al. Desafios da docência para a per-manência dos estudantes em tempos de pandemia. Revista Labor, V. 1, N. 26, 2021.
5. DUARTE, Alexandre William Barbosa; HYOLITO, Álvaro Moreira Hypolito. Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio à pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 736-753, set./dez. 2020.