Author:
Costa Paulo Borges Mathias
Abstract
A pesquisa analisa a implementação das simulações diplomáticas no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), destacando a estrutura em três fases: planejamento e organização, execução e avaliação, e sistematização das resoluções. A fase inicial envolve a formação de uma equipe organizadora e a elaboração de Guias de Estudo e Guias de Regras, fundamentais para a orientação teórica e prática dos participantes. A primeira edição da Semana Intercolegial de Diplomacia (SEMID) reuniu mais de 120 alunos de diversas instituições, discutindo temas globais em cinco comitês. No ano seguinte, a participação aumentou para mais de 350 estudantes, refletindo o crescente interesse e impacto das simulações. A pandemia de COVID-19 impôs desafios significativos, resultando na adaptação do evento para um formato online em 2021, com nove dias de duração e uma variedade de temas atuais. A integração das áreas técnicas dos cursos com o contexto geopolítico reforçou a importância da interdisciplinaridade, evidenciando a relevância de métodos de ensino alternativos para modernizar a educação. A análise das edições da SEMID, comparada com a literatura existente, confirma a eficácia das simulações diplomáticas como ferramentas educacionais, promovendo habilidades de comunicação, pensamento crítico e negociação. A capacidade de adaptação do evento demonstra sua robustez e relevância no contexto educacional contemporâneo, preparando os alunos para enfrentar desafios globais com um conhecimento teórico e prático aprofundado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. ASAL, V.; BLAKE, E.L. Creating simulations for political science education. Journal of Political Science Education, 2(1), pp.1-18. 2006.
2. ASAL, Victor. Playing Games with International Relations. International Stud-ies Perspectives, v. 6, n. 3, p. 359-373, 2005.
3. BEANE, James A. Curriculum Integration: Designing the Core of Democrat-ic Education. Teachers College Press, 1997.
4. BELLONI, Roberto. Civil Society and Peacebuilding in Bosnia and Herze-govina. Journal of Peace Research, v. 45, n. 2, p. 257-272, 2008.
5. BENGTSON, Teri J.; SIFFERD, Katrina L. The unique challenges posed by mock trial: Evaluation and assessment of a simulation course. Journal of Political Science Education, v. 6, n. 1, p. 70-86, 2010.