Author:
Aragão Alice Iracema Melo,Viganò Ana Patrícia Holanda,Araújo Júnior Francisco de Assis de
Abstract
Um dos desafios do bacharel em Direito consiste em desenvolver a capacidade argumentativa visando estimular o raciocínio jurídico prudencial na resolução dos conflitos, bem como estabelecer uma relação de ensino e aprendizagem associado às necessidades e expectativas dos educandos torna-se uma preocupação dos educadores. Todavia, o modelo educacional brasileiro privilegia o domínio do conhecimento aliado às experiências profissionais dos docentes. Nesse contexto, para o exercício de uma carreira jurídica é esperado que o jurista tenha conhecimento, desenvolva habilidades e domine técnicas argumentativas, sendo o papel da universidade contribuir nesse sentido. Para tanto, através de um estudo bibliográfico, documental, qualitativo e descritivo, incluindo entrevistas junto aos coordenadores e alunos dos cursos de Direito nas universidades privadas de Fortaleza, no período de 01 de setembro a 30 de novembro de 2023, buscou-se propor uma estratégia didática de ensino, com o uso de metodologias ativas e fomento da argumentação, mediante a aplicação da ferramenta Júri Simulado. O objetivo principal desta pesquisa consiste em propor uma estratégia didática de ensino, com o uso de metodologias ativas na disciplina de Argumentação Jurídica na graduação em Direito, aproximando a prática à teoria jurídica, possibilitando uma maior absorção e construção do conhecimento pelo aluno. Ainda apresenta como objetivos específicos: destacar a importância do estudo sobre argumentação jurídica na graduação em Direito; demonstrar a necessidade da oferta da disciplina argumentação jurídica na grade curricular da graduação em Direito; apresentar e discutir o uso das metodologias ativas no ensino da disciplina de Argumentação Jurídica, e especial no que trata do uso da simulação do júri. Como resultado, constatou-se que o estudo da argumentação jurídica é primordial porque promove o estímulo de habilidades cognitivas e éticas, notadamente a resolução de conflitos e o raciocínio jurídico prudencial.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference38 articles.
1. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos.; ALVES, Leonir. Pessate Alves. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: Univille, 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2547831/mod_resource/content/1/Processos%2 0de%20Ensinagem.pdf. Acesso em: 10 out. 2023
2. ARAÚJO, José Carlos Souza. Fundamentos da metodologia de ensino ativa. 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt02-4216.pdf. Acesso em: 28 de nov. de 2023.
3. ATIENZA, Manuel. As razões do direito: teoria da argumentação jurídica. 2. ed. Trad. Maria Cristina Guimarães Cupertino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
4. ATIENZA, Manuel. El sentido del derecho. Barcelona: Ariel, 2004.
5. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25- 40, 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/