Author:
Lopes Carolina de Melo Nunes,Almeida Camila Infanger,Starlino Juliane Aparecida Braz,Marques Karina Marcele,Cury Alexandre Abrahão,Sarmanho Arlene Maria Cunha,Mendes Júlia Castro
Abstract
O debate sobre a participação feminina nas carreiras acadêmicas realça as diferenças de gênero que persistem na sociedade. Atualmente, as mulheres são a maioria dos discentes de graduação e pós-graduação no Brasil. No entanto, a participação feminina nos programas de pós-graduação (PPGs) em engenharias ainda é baixa, principalmente como docentes. Diante disso, este estudo analisou a participação feminina como discentes e docentes nos PPGs em engenharia civil, ambiental e de transportes no Brasil de 2013 a 2020, bem como as relações orientador-orientando de acordo com o gênero. Para isto, nós analisamos todos os 16.131 pares de orientador-orientando de trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado. Posteriormente, nós analisamos a produção científica de 659 pesquisadores(as) que concluíram o doutorado entre 2013 e 2016 sob uma perspectiva de gênero. Concluiu-se que, em média, as mulheres representam 47% dos concluintes de mestrado e 43% dos concluintes de doutorado entre 2013 e 2020, mas apenas 28% dos orientadores. Proporcionalmente, as orientadoras tendem a trabalhar com estudantes do gênero feminino e os orientadores tendem a trabalhar com estudantes do gênero masculino. No geral, alguns anos após a defesa do doutorado, as mulheres apresentaram métricas científicas piores do que seus pares do gênero masculino; no entanto, essas diferenças aparentam estar mais relacionadas ao gênero da pessoa do que ao gênero do seu orientador(a). Esses resultados confirmam a falta de representatividade feminina e o efeito tesoura no cenário acadêmico da engenharia brasileira e evidenciam a necessidade de implementação de políticas públicas de igualdade de gênero no cenário acadêmico brasileiro.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference50 articles.
1. ALMEIDA, S. et al. Job crafting behavior and the success of senior academic women: An international study. Educational Management Administration & Leadership, p. 17411432221124747, 2022.
2. ALSHEBLI, Bedoor; MAKOVI, Kinga; RAHWAN, Talal. RETRACTED ARTICLE: The association between early career informal mentorship in academic collaborations and junior author performance. Nature communications, v. 11, n. 1, p. 1-8, 2020.
3. APA. Publication manual of the American Psychological Association 2020: the official guide to APA style (7th ed.).
4. BARROS, Suzane C. D. V.; SILVA, Luciana M. C. Desenvolvimento na carreira de bolsistas produtividade: uma análise de gênero. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 71, n. 2, p. 68-83, 2019.
5. BOLZANI, Vanderlan D. S. Mulheres na ciência: por que ainda somos tão poucas? Ciência e cultura, v. 69, n. 4, p. 56-59, 2017.