Author:
Soares Luciana Barboza,Dos Santos Ilana Mara Borges Barreto,Yoshida Leticia Luchese,De Almeida Michelle Queiroz,Silva Thiago Henrique Costa
Abstract
Este estudo o objetivo central de analisar fatores negativos e positivos associados à mudança organizacional, a partir do caso do Tribunal de Justiça de Goiás, Comarca de Goiânia. Busca-se entender quais são os desafios para implementar a mudança em uma organização, do tipo estatal. Por meio do método indutivo, em abordagem qualitativa, realiza-se revisão bibliográfica sobre gestão da mudança. Em seguida, realiza-se pesquisa empírica, por meio de questionário, com perguntas fechadas, e respostas seguindo a escala Likert, aplicado aos colaboradores da organização, para avaliação dos resultados percebidos da mudança na gestão de suas unidades de trabalho. Dos resultados obtidos, com a amostra de sessenta e um colaboradores avaliados, destacam-se falhas no uso de práticas importantes para a gestão do processo de mudança, consideráveis atitudes de ceticismo e medo dos entrevistados no decorrer da mudança e os efeitos negativos das falhas no uso de algumas práticas de gestão nas atitudes dos indivíduos e nos resultados da mudança por eles percebidos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. ARAÚJO, L. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.
2. BARBETTA, P. A.; REIS, M. M.; BORNIA, A. C. Estatística para cursos de Engenharia e informática. São Paulo: Atlas, 2004.
3. CHAMON, E. M. Q. D. O. Gestão integrada de organizações. São Paulo: Brasport Livros e Multimídia LTDA, 2008.
4. DOMINGOS, S. G. A influência dos fatores de capacidade organizacional na percepção de mudanças. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília. 2009.
5. DOMINGOS, S. G.; NEIVA, E. R. Percepção dos funcionários sobre mudanças transacionais e transformacionais em uma organização pública. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 2, p. 118-138, 2014.