Protagonismo do aluno, (hiper)individualização da aprendizagem e automatização do ensino

Author:

Saldanha Luís Cláudio Dallier

Abstract

Este artigo objetiva analisar os discursos do protagonismo do aluno e da centralidade da aprendizagem, impulsionados pelo uso intensivo das tecnologias digitais, a partir do contexto de documentos curriculares oficiais. As abordagens críticas da tecnologia de Selwyn, Castañeda e Feenberg, articuladas com a análise crítica do discurso de Fairclough, são mobilizadas para identificar as ideologias subjacentes a esses discursos. Realiza-se análise textual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e do Currículo Paulista. Toma-se como pressuposto que a tecnologia e o protagonismo do aluno não são neutros, mas comportam valores e interesses que moldam a ação e os papéis de alunos e professores. A discussão a partir da análise dos documentos oficiais e do referencial teórico desta pesquisa aponta para a redução da educação à aprendizagem centrada no estudante, com outras dimensões da formação negligenciadas. Os resultados desta análise indicam o risco da (hiper)individualização da aprendizagem e o esvaziamento da ação e dos papéis do professor, levando à potencial automatização do processo educativo. Verifica-se que os discursos da valorização da aprendizagem são naturalizados e acabam por ocultar intenções mais gerenciais e econômicas do que didático-pedagógicas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference27 articles.

1. BIESTA, G. Good education in an age of measurement: on the need to reconnect with the question of purpose in education. Educ Asse Eval Acc, n. 21, p. 33–46, 2009.

2. BIESTA, G. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

3. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2017a.

4. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017b.

5. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum da Formação dos Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2018.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3