Indicadores de sustentabilidade para uma ecomobilidade relacional de relocação do ser na natureza urbana

Author:

Cunha José Carlos Santos,Soares Maria José Nascimento,Santos Núbia Dias dos,Santos Elza Ferreira,Candido Gesinaldo Ataíde

Abstract

A atual era urbana caracteriza-se por um crescimento acelerado das cidades, resultando em desafios relacionados à mobilidade, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, a ecomobilidade relacional de relocação do ser na natureza urbana emerge como uma abordagem inovadora para enfrentar esses desafios. O presente artigo é parte de uma análise teórica e metodológica de pesquisa de tese que argumenta ser a ecomobilidade relacional um outro modelo de mobilidade que promove uma relação mais sustentável e harmoniosa entre o ser humano, a natureza e a cidade. Esta abordagem se baseia na ideia de que o deslocamento humano não é apenas um movimento físico, mas também um processo relacional que envolve a interação entre o ser humano, o ambiente e a sociedade. Neste sentido, este artigo busca explorar indicadores de sustentabilidade específicos que podem ser aplicados a essa abordagem, promovendo uma compreensão mais holística e abrangente das interações entre o ser humano, a mobilidade e o ambiente urbano, a partir dos seguintes princípios: - sustentabilidade; - relacionalidade; - relocação. Assim, a ecomobilidade relacional de relocação do ser na natureza urbana refere-se a um modelo de mobilidade que prioriza a relação simbiótica entre os indivíduos e seu ambiente urbano. Isso implica não apenas a adoção de meios de transporte sustentáveis, mas o estabelecimento de uma conexão mais profunda entre as pessoas e os espaços urbanos, promovendo uma mobilidade mais consciente, responsável e de relocação do ser na natureza urbana. A aplicação de indicadores de sustentabilidade específicos é fundamental para avaliar o progresso em direção a essa abordagem mais consciente e responsável. Na medida em que as cidades enfrentam desafios cada vez mais complexos, a integração desses indicadores pode ser uma ferramenta valiosa na promoção de cidades sustentáveis ​​e resilientes, onde a mobilidade é um reflexo da harmonia entre o ser humano e a natureza.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference38 articles.

1. ACSELRAD, H. (Org.). (2004). A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas (2. ed.). Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

2. ALVIM, Ronaldo Gomes; BADIRU, Ajibola Isau; MARQUES, Juracy(orgs.). ECOLOGIA HUMANA: Uma visão global. Feira de Santana-BA. UEFS, 2014.

3. ANDRADE, Victor; LINKE, Clarisse Cunha(organizadores). CIDADES DE PEDESTRES – a caminhabilidade no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Babilônia Cultura Editorial, 2017.

4. BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: O que é: O que não é. 5. ed. Revista e ampliada - Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

5. CAMARGO, L. H. R. de. A ruptura do meio ambiente: conhecendo as mudanças ambientais do planeta através de uma nova percepção da ciência: a Geografia da Complexidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3