Uma experiência sobre intuição matemática

Author:

Gonschorowski Juliano dos Santos,Gonschorowski Graciele Pereira da Cruz

Abstract

A intuição no âmbito educacional tem sido discutida ao longo dos anos, devido ao fato de que alguns estudiosos discordavam da relação entre a intuição e o rigor. Ela pode ser definida como um produto das representações feitas a partir da realidade, tendo um papel coparticipante no método de aprendizagem. Na maior parte da vida estudantil, os alunos se apropriam de conhecimentos matemáticos de forma pronta, isto é, de maneira mecanizada, com algoritmos e macetes prontos, sem considerar o raciocínio e a intuição. Um exemplo disso é com respeito aos universitários da área de exatas, os quais muitas vezes apresentam uma compreensão algébrica e não visual dos principais conceitos estudados na disciplina de Cálculo. Isso se deve ao fato de que o modelo de ensino de Cálculo privilegia os conceitos dados por meio de definições, demonstrações e exercícios e não favorece o desenvolvimento cognitivo do aluno, fazendo o uso da intuição na construção do conhecimento. No presente trabalho é apresentado o conceito de intuição na perspectiva de dois autores, o primeiro é Henri Poincaré e o segundo Efraim Fischbein, em seguida descrevemos uma sequência didática, realizado em duas turmas de primeiro período dos cursos de engenharia mecânica e engenharia civil da UTFPR, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI1). Em ambas as turmas foram construídas primeiramente, a fórmula para calcular o volume de um sólido de revolução e em seguida a área da superfície deste sólido. Para o desenvolvimento da fórmula do volume fez-se uso da intuição matemática e chegou-se ao resultado esperado. Contudo, usando a intuição na segunda fórmula, chegou-se a um resultado errado. Desta forma, o objetivo desta atividade foi mostrar aos alunos que nem sempre pode-se confiar na intuição matemática.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference8 articles.

1. AVILA, G. S. S. Várias Faces da Matemática: tópicos para licenciatura e leitura geral. 2ª. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

2. CASTRO, Daniel. O que a queda do SISU nos diz sobre a educação brasileira? Quero educação, 2022. Disponível em: https://gestao.quero.com/blog/o-que-a-queda-do-sisu-nos-diz-sobre-a-educacao-brasileira/

3. FISCHBEIN, E. Intuition in science and mathematics: an educational approach.Reidel, Dordrecht, 1987.

4. FISCHBEIN, E. The interaction between the formal, the algorithmic and the intuitive components in a mathematical activity. Didactics of mathematics as a scientific discipline. Kluwer, Dordrecht, pp 231–345, 1993.

5. GRANDE, A. L. A intuição segundo Poincaré e o Princípio de Cavalieri na resolução de algumas questões relacionadas ao cálculo. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba – Paraná, 2013.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3