Author:
Corrêa Fernando Henrique de Andrade Mello,Pinto Igor de Souza,Cordeiro Priscila Mattos,Machado Flávio Silva,Silva Maria Helena Teixeira da,Gomes Maria de Fátima Camelo Cunha,Sobral Ana Paula Barbosa,Amaral Mateus Carvalho
Abstract
O proposto trabalho investigou o problema da evasão dos alunos do curso de bacharelado em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Rio das Ostras, como parte de um programa de tutoria do ano de 2023. Para isto, foi utilizado uma metodologia quali-quantitativa com o intuito de identificar as razões principais desse problema. O estudo envolveu diferentes etapas, como: levantamento de dados dos estudantes evadidos, criação de um questionário específico sobre as causas da evasão, coleta de informações e análise dos dados para sugerir possíveis melhorias. A base teórica utilizada incluiu pesquisas relacionadas que abordam as principais motivações de desistência e permanência em instituições de ensino superior, com foco em áreas como ciências, matemática, tecnologia e engenharia. Foi feita uma revisão da literatura considerando termos que pudessem não só trazer ao estudo trabalhos que abordem sobre evasão, mas sobre trabalhos que considerem a evasão no contexto da engenharia. O estudo feito pelos autores apontou que existe uma considerável dificuldade por parte do corpo discente em conciliar a graduação com o trabalho/estágio, conseguir moradias adequadas, juntamente com as questões financeiras; sendo estas as principais causas que motivaram os alunos a abandonarem o curso. Medidas como a introdução de iniciativas de apoio acadêmico, como por exemplo a implementação de programas de tutoria, e a previsão do risco de abandono foram sugeridas como maneiras de aprimorar a permanência dos estudantes. A pesquisa também ressaltou a importância de políticas públicas e programas específicos para combater a evasão escolar, buscando atenuar os efeitos negativos desse fenômeno na área educacional e na sociedade em geral.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. AHMED, N.; KLOOT, B.; COLLIER-REED, B. I. Why students leave engineering and built environment programmes when they are academically eligible to continue. European journal of engineering education, v. 40, n. 2, p. 128–144, 2015.
2. AHMED, S. A.; KHAN, S. I. A machine learning approach to Predict the Engineering Students at risk of dropout and factors behind: Bangladesh Perspective. 2019 10th International Conference on Computing, Communication and Networking Technologies (ICCCNT). Anais...IEEE, 2019.
3. BUENO, Laniel Aparecido et al. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PRISMA EM UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO HPV PARA A POPULAÇÃO ADOLESCENTE– RESULTADOS PARCIAIS DE PESQUISA. 11 FEPEG Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, [s. l.], 2017.
4. CASANOVA, Joana et al. University Dropout in Engineering: Motives and Student Trajectories. Psicothema, [s. l.], 2021.
5. Censo da educação Superior 2022. Disponível em: .