Author:
Brandelero Catize,Berger Gabriel,Silva Edvaldo Faour Coutinho da,Nunes Érika Jamily Alves,Russini Alexandre,Lovato Luana da Rosa,Silva Júnior Josias Alves da,Herzog Daniela
Abstract
As motosserras são as principais máquinas utilizadas na colheita florestal semimecanizada, sendo os operadores expostos a problemas decorrentes de esforços ergonômicos, com destaque a fadiga, ruídos e vibrações. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática acerca das vibrações em mãos e braços de operadores de motosserras em âmbito nacional e internacional que reportam o uso dos padrões previstos em normativas específicas. Foram definidas as bases de dados para a seleção dos artigos a Web of Science, SciELO, ScienceDirect e Latindex, tendo-se o retorno de 65 artigos, dentre os quais foram selecionados 26 que abordaram os principais condicionantes de busca. Os resultados apontam o aumento das pesquisas partir do ano de 2009, onde 65,38% dos estudos de vibrações em operação com motosserras analisados foram realizados em países europeus, 26,93% na América do Sul e 7,69% na Ásia. Quanto as normativas adotadas, 57,69% apontou a ISO 5349 como referência. No entanto, 15,38% das pesquisas não mencionam os tipos de acelerômetros utilizados, aliado a 65,38% que não descreveram o procedimento de calibração. Em relação ao posicionamento dos transdutores, 88,46% informam o local de instalação dos sensores, porém 76,92% não descrevem o material utilizado na fixação. Ademais, 61,54% dos artigos avaliados ocorreram a campo, 7,69% em laboratório e 30,77% não citam o local; 73,08% declaram as espécies florestais utilizadas e 53,95% ao menos mencionam a cilindrada das máquinas utilizadas nos experimentos. Portanto, na proposição de novas pesquisas deve-se observar as normas específicas juntamente com os preceitos de descrição metodológica, a fim de comparabilidade futura dos resultados.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference43 articles.
1. ABHO (São Paulo). Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais. 2024.
2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 45.00 1/ 2018 - Sistemas para gestão de segurança e saúde ocupacional. Rio de Janeiro, ABNT, 2018.
3. BERMUDES, W. L.; MENITTE, L. J. Avaliação da exposição ocupacional à vibração de motosserra: um estudo sobre a colheita florestal no Espírito Santo. Vértices, Editora: Essentia, Espírito Santo, v. 20, n. 3, p. 398-407, 2018.
4. BRASIL. NR 31 - NORMA REGULAMENTADORA Nº 31 – Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura. Ministério do trabalho em emprego.
5. CUNHA, I.A.; YAMASHITA, R. Y.; CORRÊA, I.M.; MAZIERO, J.V.G. Utilização dos níveis de vibração e ruído na comparação e seleção de motosserras e suas implicações na exposição ocupacional dos operadores. Anais. In.: XV Congresso mundial de segurança e saúde no trabalho. São Paulo. 1999.