Author:
Ramos Maislla Mayara Silva,Ismerin Adna Barros,Monteiro Adriano Monteiro D’Almeida,Santana Evylin Leal de,Santos Fabíola Leite Carvalho dos,Simões Francisco Xavier Paranhos Coêlho,Eça Leila Teixeira Curcino de,Ribeiro Luís Victor Silva,Andrade Rita de Cássia Dias Viana,Freitas Maria da Conceição Andrade de
Abstract
Introdução: A concepção da extensão universitária se faz presente à sociedade quando começa a se discutir os processos da educação pública e democrática diante dos dilemas, problemas e desigualdades sociais. Além do significativo retorno à comunidade por meio do conhecimento adquirido, os projetos de extensão de patologias bucais, além de permitir o desenvolvimento de práticas humanizadas. Ao passo conferem aos discentes experiências e habilidades. Mas, qual o resultado do estímulo do protagonismo estudantil na coordenação de um projeto de extensão universitária? Objetivo: Relatar as experiências adquiridas na extensão universitária e descrever a importância do discente como coordenador de um projeto extensionistas. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, relato de experiência sobre o projeto de extensão “Promoção à saúde bucal em crianças matriculadas no município de Jequié-Ba” constituído por discentes e docente do curso de odontologia. O discente coordenador teve sua primeira experiência na elaboração, submissão e execução das atividades de extensão para viabilização das ações junto à comunidade. Neste contexto, pode disseminar a educação e ampliar suas relações interpessoais pela coordenação das atividades com os discentes voluntários e orientação de uma docente com abordagens direcionadas sobre desenvolvimento dentário, cárie, doença periodontal e higienização bucal em escolares de 05 a 12 anos de idades de duas escolas municipais. Resultados: As ações derivadas do projeto têm possibilitado uma vivência prática de como realizar um diagnóstico preciso que possibilita o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos discentes contribuindo na formação como cirurgiões dentistas atentos ao social e preocupados em fornecer uma odontologia de qualidade, fácil acesso e entendimento, principalmente a população vulnerável ao sistema de saúde pública. Conclusão: Diante disso, pode-se concluir que a extensão universitária contribui significativamente na vida acadêmica e na atuação profissional. A partir da extensão e da pesquisa o discente desfruta de oportunidades ímpares, oferecidas pela universidade pública.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference7 articles.
1. BISCARDE, D. G. S. et al. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 18, n. 48, p. 177-186, 2014.
2. BRASIL. Ministério da Educação. Edital PROEXT 2016 Programa de Apoio à Extensão
3. Universitária MEC/SESU.
4. CÉSAR, S. A gestão do conhecimento na indissociabilidade ensino, pesquisa, extensão: estudo em universidade brasileira. Revista Gestão e conhecimento, Minas Gerais, p. 1–134, 2014.
5. BRITO E SILVA, A. L. et al. Importância da Extensão Universitária na Formação Profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 13, out. 2019.