Abstract
O presente trabalho tem como intuito a compreensão do processo de urbanização na cidade de Belém do Pará em paralelo com o restante do Brasil durante o período da Belle Époque, abordando as transformações econômicas e sociais decorrentes da segunda metade do século XIX até o início do século seguinte. Para o alcance deste objetivo, fez-se o uso de fontes como artigos, relatos de viajantes, relatórios oficiais do governo do Estado do Pará, álbuns municipais, monografias e livros especializados sobre o assunto e a época. Os Relatórios da Intendência Municipal possibilitaram a leitura do discurso de civilização e progresso propagado por Antônio Lemos, que serviu de apoio ao entendimento do processo de modernização que atingiu a cidade de Belém entre o final do século XIX e início do século XX. Para o desenvolvimento deste artigo, foi primordial a consulta a diversas fontes através de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, obteve-se mais de um ponto de vista sobre o assunto, avaliando-se o contexto histórico no qual essas fontes foram produzidas. Como resultado constatou-se um processo decorrente de uma economia global e capitalista, que influenciou não somente a estética local como também as vidas dos cidadãos. Pode-se dizer que as supostas melhorias da infraestrutura urbana, apesar de afetarem a todo o aspecto populacional, não se deram de modo igualitário para todos.
Subject
Electrical and Electronic Engineering,Atomic and Molecular Physics, and Optics
Reference37 articles.
1. AMORIM, Annibal. Viagens Pelo Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1909.
2. ARAÚJO, Lucas Monteiro de; PACHECO, Agenor Sarraf. Nas margens da Belle Époque amazônica: patrimônio e relações de poder nos Marajós. Revista Muiraquitã, Acre, v. 3, n. 2, p. 80-102, ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/638. Acesso em: 3 nov. 2019.
3. BARATA, Rita Barradas. Cem anos de endemias e epidemias. Ciênc. saúde coletiva [online]. Rio de Janeiro v. 5, n. 2, p. 333-345, 2000. ISSN 1678-4561. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v5n2/7099.pdf. Acesso em: 7. abr. 2021.
4. BATES, Henry Walter. Um Naturalista no Rio Amazonas. São Paulo: EDUSP/Itatiaia, 1979.
5. BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade: o pintor da vida moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.