Ofensivas contra a saúde pública à luz do debate derivacionista

Author:

Mendes ÁquilasORCID,Carnut LeonardoORCID

Abstract

O objetivo deste artigo é aprofundar a discussão crítica às políticas adotadas pelo governo Bolsonaro em relação à saúde pública, com foco na implantação da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS), buscando compreendê-la no contexto da crise contemporânea do capital e de sua relação com a forma política estatal no capitalismo dependente brasileiro. O artigo está estruturado em quatro partes. A primeira discute a abrangência da crise tripla do capital, nas dimensões sanitária, econômica e ecológica, buscando evidenciar seu impacto no papel do Estado capitalista. Já a segunda parte aborda as características da forma-Estado na extensão da crise do capital, identificando a relação orgânica entre o capital e o Estado no capitalismo dependente. Por sua vez, a terceira parte apresenta, nesse contexto de crise, a particularidade da forma-Estado no Brasil, salientando a dimensão neofascista e autocrática do governo Bolsonaro, com o crescimento do regime político de legitimidade restrita. Por fim, a quarta parte discute a ostensiva relação “Estado e Capital” na saúde pública brasileira contemporânea, analisando o caso da implantação da ADAPS, evidenciando suas características e realizando uma crítica materialista dessa agência na intensificação da privatização no SUS.

Publisher

EDIPUCRS

Subject

General Medicine

Reference80 articles.

1. ALCÂNTARA FILHO, José Luiz. Apontamentos para uma análise da relação entre o Estado capitalista e as crises econômicas no tempo presente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA, 22., 2018, Niterói. Anais [...]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2018. p. 1-23.

2. ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

3. ANTUNES, André. Ministério da Saúde publica resoluções que estruturam Adaps. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em:https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/ministerio-da-saude-publica-resolucoes-que-estruturam-adaps. Acesso em: 1 fev. 2022.

4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO. Criação da ADAPS: ataque ao SUS em meio à crise do Coronavírus. ASBRAN, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/criacao-da-adaps-ataque-ao-sus-em-meio-a-crise-do-coronavirus. Acesso em: 1 fev. 2022.

5. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE MENTAL. Nota Técnica acerca do Decreto 10.283/20 que cria a Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde – Adaps. Notícias ABRASME, Salvador, 2020. Disponível em: https://www.abrasme.org.br/blog-detail/post/47649/nota-tcnica-acerca-do-decreto-10-283-20-que-cria-a-agncia-para-o-desenvolvimento-da-ateno-primria-sade-adaps. Acesso em: 1 fev. 2022.

Cited by 1 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3