Abstract
Este artigo aborda as experiências das catadoras de materiais recicláveis diante das implicações provocadas pela pandemia da COVID-19 em uma associação no Distrito Federal (DF). O objetivo principal foi compreender a situação de vida precária das mulheres catadoras inseridas em uma desigualdade sistêmica e institucional do capitalismo. Para tanto, foi realizada uma etnografia que combinou técnicas de observação, interação e escuta (conversas informais e entrevistas semiestruturadas). Através disso, permitiu-se o acompanhamento do cotidiano de vida dessas mulheres, desde a instauração de uma das maiores crises sanitária da humanidade até o período do retorno às atividades laborais. Os resultados revelaram que as catadoras estão inseridas na lógica de precarização da vida, sendo que as condições foram agravadas com a chegada do novo coronavírus quando aumentou a vulnerabilidade relacionada ao vínculo de trabalho informal, a insalubridade e os riscos à saúde inerentes à ocupação e às dificuldades de acesso aos serviços de saúde e assistência social. O contexto mostra uma lida complexa relacionada ao medo do desemprego, às dificuldades e às barreiras do ingresso no mercado de trabalho e de manutenção da própria subsistência. Sobretudo, isso agravou-se de forma mais intensa diante da ausência de políticas e programas voltados para elas: o Estado fez pouco para a redução dos impactos da pandemia em suas vidas. Assim, a crise sanitária instaurada refletiu a fragilidade delas em face ao ciclo da reciclagem. Este fato demonstra a necessidade urgente de ações governamentais que abarquem esse grupo social tanto no momento da pandemia quanto pós-pandemia da COVID-19, visando superar a invisibilidade social.
Reference28 articles.
1. ALMEIDA, Jane Rabelo; ELIAS, Elcinéia Tavares; MAGALHÃES, Marcos Alves de; VIEIRA, Antônio José Dias. Efeito da idade sobre a qualidade de vida e saúde dos catadores de materiais recicláveis de uma associação em Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 14, n. 6, p. 2169-2180, 2009.
2. BARBOSA, Ana Luiza Neves de Holanda; COSTA, Joana Simões; HECKSHER, Marcos. Mercado de trabalho e pandemia da covid-19: ampliação de desigualdades já existentes? Brasília: Ipea, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/mercadodetrabalho/200811_BMT_69_mercado_de_trabalho.pdf. Acesso em: 1 nov. 2022.
3. BASTOS, Valéria Pereira. Catadores de materiais recicláveis e a Covid 19: impactos no trabalho diante da pandemia. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 3, n. 1, p. 118-132, 2021.
4. BESEN, Gina Rizpah; GUTBERLET, Jutta. Os catadores de materiais recicláveis e a Covid-19. Dossiê Covid-19 Diálogos Socioambientais na Macrometrópole, [S. l.], v. esp., n. 5, p. 26-27, 2020.
5. BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.