1. ALMEIDA, Cristóvão de. Oraçam fúnebre nas exequias annuaes do Serenissimo Rey de Portugal Dom Manoel. Disse-a na Santa Casa da Misericordia desta cidade de Lisboa em 13 de Dezembro de 1655 o P. M. Fr. Christovam de Almeyda, Lisboa, na officina de Antonio Craesbeeck de Mello, 1665. Biblioteca Nacional de Portugal, livro não paginado.
2. ANDRADE, Francisco Eduardo de. A invenção das Minas Gerais: empresas, descobrimentos e entradas nos sertões do ouro da América portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica Editora/Editora PUC Minas, 2008.
3. BÍBLIA. N. T. Evangelho de São João. In: BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada: contendo o antigo e o novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1966.
4. BICALHO, Maria Fernanda Baptista. Conquista, mercês e poder local: a nobreza da terra na América portuguesa e a cultura política do Antigo Regime. Almanack Braziliense, São Paulo, n. 2, p. 21-34, 2005. https://doi.org/10.11606/issn.1808-8139.v0i2p21-34.
5. BRAGA, Bernardo. Sentimentos publicos de Pernambuco na morte do Infante D. Duarte: assistindo o Mestre de Campo General de todo o Estado do Brasil Francisco Barreto, Governador das armas desta Capitania, com a camera & mais Nobreza na Igreja de N.S. de Nazareth Quarta feira, seis de Abril de 1650: offerecidos a Magestade de El Rey Dom Joam Quarto de Portugal pello Padre Frey Bernardo de Braga lente de Theologia Dom Abbade de S. Bento de Pernambuco. Que orou nestes sentimentos, Lisboa: por Domingos Lopes Rosa, 1651. Biblioteca Nacional de Lisboa, livro não paginado.