Abstract
A partir de uma pesquisa com crianças de classe popular da cidade do Rio de Janeiro, buscou-se discutir a relação entre infância, cuidado e emoções. Neste trabalho investigamos o fenômeno das crianças que cuidam de outras crianças, uma realidade muito presente na vida cotidiana de crianças especialmente localizadas em contextos do Sul do Globo. A metodologia utilizada teve enfoque etnográfico, sendo a observação-participante o seu carro-chefe. Os resultados encontrados apontam que as relações de cuidado são marcadas por ambivalência afetiva, disputa de poder e posição, negociações e conflitos. Discute-se que a figura do outro no grupo social estudado tem um papel central para as ações das crianças e que o cuidado e as emoções se produzem com e a partir do que as crianças partilham com o tecido social, institucional e discursivo de que fazem parte. Por fim, entende-se que o trabalho instiga o debate e reflexão sobre as experiências singulares de crianças no Sul Global.
Reference32 articles.
1. Bispo, Raphael e Maria Claudia Coelho. 2019. Emoções, gênero e sexualidade: apontamentos sobre conceitos e temáticas no campo da Antropologia das Emoções. Cadernos de Campo 28 (2) : 186-197. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i2p186-197 .
2. Batthyány, Karina. 2020. Miradas latinoamericanas al cuidado. In Miradas latinoamericanas a los cuidados, organizado por Karina Batthyány, 11-52. México DF: Siglo 21.
3. Castro, Lucia Rabello de. 2021. Os universalismos no estudo da infância: a criança em desenvolvimento e a criança global. In Infâncias do Sul Global: experiências, teoria e pesquisa desde a Argentina e o Brasil, organizado por Lucia Rabello de Castro, 41-60. Salvador: Edufba.
4. Colonna, Elena.2015. “Tenho de fazer tudo para o meu irmão: crianças que cuidam de crianças”. In Trabalho infância: exercícios tensos de ser criança – haverá espaço na agenda pedagógica? organizado por Miguel G.Arroyo, Maria dos Anjos Lopes Viella e Maurício Roberto da Silva, 85-130. Petrópolis: Editora Vozes Limitada.
5. Day, Caroline. 2017. Children and young people as providers of care: perceptions of caregivers and young caregiving in Zambia. In Children, young people and care, organizado por John Horton e Michelle Pyer, 144-157. Nova York: Routledge.