Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças nas dinâmicas residenciais e comerciais de um bairro da Zona Sul de Belo Horizonte. Utilizando o cadastro do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e o cadastro do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, foi possível, não apenas identificar e mapear os novos imóveis residenciais e comerciais construídos no bairro na última década, mas esboçar o perfil de seus novos moradores e consumidores. Leva-se em conta o conceito de gentrificação enquanto um processo de substituição de uma classe social com status inferior por outra com status superior, para examinar os resultados encontrados. Os dados apontam para um processo de mudança física, marcada pela maior oferta de edifícios com alto padrão de acabamento e alto valor, voltados para um grupo social com status superior ao dos antigos moradores. Tais mudanças têm como principal ator o mercado imobiliário.
Reference31 articles.
1. Arreguy, Cintia Aparecida C. e Raphael R. Ribeiro. 2008. Histórias de bairros de Belo Horizonte: Centro-Sul. Belo Horizonte: APCBH-Acap/BH.
2. Assis, Lívia M. L. de. 2017. O comércio de bairro enquanto terceiro lugar: um estudo sobre as interações sociais no bairro Anchieta. Monografia em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
3. Belo Horizonte (MG). 1995. Plano diretor de Belo Horizonte: lei de uso e ocupação do solo: estudos básicos. Belo Horizonte: Prefeitura Municipal.
4. Cerqueira, Eugênia D. V. 2014. A evolução das formas de gentrificação: estratégias comerciais locais e o contexto parisiense. Cad. Metrop. 16 (32): 417-36. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2014-3206.
5. Davidson, Mark e Loretta Lees. 2009. New‐build gentrification: its histories, trajectories, and critical geographies. Population, Space and Place 16: 395-411. https://doi.org/10.1002/psp.584.