A tentativa de assentamento de apátridas assírios no Brasil dos anos de 1930

Author:

Scandolara Daniel Lorenzo GemelliORCID

Abstract

O fim da Primeira Guerra Mundial, a dissolução de impérios multiétnicos e, consequentemente, a crise de refugiados e apátridas, representou um severo desafi o a diversos países, europeus ou não, no que diz respeito ao acolhimento de novos grupos sociais, culturais e nacionais. Entre estes países estava o Brasil, que desde o fim da Guerra, incentivara a imigração e que, após o Golpe de 1930, continuara com a mesma postura – não obstante, com adaptações críticas quanto à religiosidade e à etnia dos imigrantes. Vargas desejava a colonização de terras agricultáveis ociosas, ao mesmo passo que ansiava que isto fosse feito, a priori, por colonos brancos e católicos romanos. Nesta lacuna, portanto, inseriu-se um contingente de milhares de assírios feitos apátridas com o fim do confl ito mundial, os quais permaneciam tutelados pelo jugo britânico, mas precisavam, urgentemente, de um novo lar. Neste sentido, este artigo propõe uma avaliação da tentativa de assentamento de assírios no Brasil nos anos 30 através de olhares de teoria político-sociológica de identidade, migração e fronteiras. Com este intuito, buscamos não só levantar questões e trazer novas dúvidas, mas bem como conjecturar as razões da recusa do governo brasileiro de acolher tais assírios para além da questão racial, patente na sociedade brasileira daquele período. Para tal fim, o texto divide-se em duas partes: a primeira, de cunho historiográfi co e que relata os eventos ocorridos naquelas circunstâncias; e a segunda, que aproveita a informação de relato da seção anterior e lança luz a tais pelo uso de teoria político-sociológica.

Publisher

EDIPUCRS

Subject

General Medicine

Reference29 articles.

1. Anderson, Benedict. 2008. Comunidades imaginadas – reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras.

2. Arendt, Hannah. 1998. As Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras.

3. Benevides, Cézar Augusto. 1997. “O perigo do estranho”. Revista Multitema 3., pp. 46-58

4. Bhabha, Homi. 1998. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG.

5. Brasil. Presidência da República, ‘‘Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 16 de julho de 1934)’’. Acessado em 22 dez. 2021. www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3