Descolonização do direito internacional

Author:

Ninomiya Bruno LopesORCID,Mantelli Gabriel Antonio SilveiraORCID

Abstract

Esse artigo apresenta, desde perspectivas de enfrentamento às múltiplas formas do colonialismo, o diagnóstico de que o capitalismo e o colonialismo também estruturam desigualdades na maneira como o conhecimento é elaborado e, especificamente, como o direito internacional é lecionado. Para superar essas desigualdades, ferramentas críticas e pedagógicas, tanto teóricas quanto práticas, podem ser utilizadas para o enfrentamento o colonialismo das estruturas jurídicas. Traz-se o exemplo das ferramentas decoloniais, alinhadas com as abordagens terceiro-mundistas do direito internacional (TWAIL), como formas de pensar o direito internacional criticamente e contra a estruturação dessas desigualdades. Nesse sentido, objetiva-se, aqui, discorrer acerca do fato de que as referências teóricas utilizadas no ensino do direito brasileiro possuem uma base predominantemente eurocêntrica, ao qual é destinada para uma determinada universalidade que, epistemologicamente, silencia narrativas alternativas. Metodologicamente, optou-se por uma revisão da literatura, uma vez que se fez necessária uma investigação acerca das bases epistemológicas que formatam os estudos do direito internacional e, também, porque mostrou-se importante analisar as teorias críticas de teóricos(as) quanto à idealização de uma pedagogia decolonial. Realizou-se, ainda, uma proposta prático-pedagógica, a partir de abordagens decoloniais, que possibilite uma visão crítica e descolonizada do direito internacional. Constatou-se que o ensino do direito internacional, de forma crítica, pode ser visto como uma poderosa ferramenta para a superação dessas desigualdades na forma como perpetua-se o direito. 

Publisher

EDIPUCRS

Subject

General Medicine

Reference112 articles.

1. Almeida, Gregório Assagra de. 2010. “Teoria crítica do direito e o acesso à justiça como novo método de pensamento”. In Direitos fundamentais e sua proteção nos planos interno e internacional, organizado por Aziz Tuffi Saliba, Luiz Manoel Gomes Júnior e Gregório Assagra de Almeida, 159-177. Belo Horizonte: Arraes Editores.

2. Amin, Samir. 2021. O eurocentrismo: crítica de uma ideologia. São Paulo: Lavra Palavra.

3. Anghie, Antony. 1999. “Finding the peripheries: sovereignty and colonialism in nineteenth-century international law.” Harv. Int’l. LJ 40 (1): 1-80.

4. Anghie, Antony. 2006. “The evolution of international law: Colonial and postcolonial realities”. Third World Quarterly 27 (5): 739-753. https://www.jstor.org/stable/4017775.

5. Armbruster-Sandoval, Ralph. 2005. “Is another world possible? Is another classroom possible? Radical pedagogy, activism, and social change.” Social Justice 32 (2): 34-51.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3