Abstract
O artigo aborda a influência da cultura digital na evangelização da Igreja Católica. Trata-se de uma reflexão bibliográfica que visa explanar sobre parte das mudanças culturais que surgiram nos últimos anos e que acarretam mudanças no comportamento religioso. As popularizações da internet, das redes sociais, dos meios digitais de comunicação são um fenômeno que abarca a religiosidade, a transmissão de sua mensagem de conversão e de profissão de fé. Entende-se que as novas maneiras de comunicação, linguagens, tecnologias e interatividade atingem a relação do humano com Deus e as percepções sobre o sagrado. Avaliamos essa dimensão de evangelização e cultura digital a partir do Concílio Vaticano II que propõe um diálogo com a sociedade e com o avanço de outras ciências. A partir do Inter Mirifica a Igreja abriu-se para imergir na comunicação social (e em consequência digital). A cibercultura se apresenta como um meio de evangelização e que deve contar com um aprofundamento por parte da Igreja. Existem canais e redes que são frutos de estudos e seguem a doutrina da fé, porém surgem inúmeros influenciadores digitais, palestrantes entre outros que merecem e carecem de atenção para que não ocorram discrepâncias no anúncio da mensagem da Boa-Nova. O artigo visa refletir sobre a comunicação religiosa e a cultura interativa que respeita a ética e os princípios católicos.
Reference23 articles.
1. ALBUQUERQUE, Ludimila Carneiro; SANTOS, Deyse Luciano de Jesus. Lives da fé: as fronteiras entre a igreja e a comunicação virtual em tempo de isolamento social. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 32-43, 2020.
2. AZEVEDO, Bonnie Moraes Manhães de; FERREIRA, Raphael da Silva. Redes sociais e religião: a Igreja Católica diante da sociedade imagética conectada. Numem, Juiz de Fora, v. 21, n. 1, p. 62-80, 2018.
3. BISPO, Raphael. Na corrente midiática da fé: comunicação de massa e dinâmicas contemporâneas do testemunho evangélico. Horizonte Antropológico, Porto Alegre, n. 52, p. 249-277, 2018.
4. BRUSTOLIN, Leomar Antônio. Eucaristia na era digital: a questão da presença e da participação. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 322-342, 2012.
5. BRUSTOLIN, Leomar Antônio. O senso religioso na era digital: a nova ambiência da fé. Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 497-517, 2016.