Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre os fundamentos teóricos e normativos da Educação em Direitos Humanos (EDH) no âmbito do ensino superior, atribuindo especial destaque ao processo constitutivo desta prática educativa no contexto brasileiro. Para tanto, buscou-se compreender o contexto pelo qual as Instituições de Ensino Superior (IES) estão inseridas – em especial as universidades públicas –, bem como a fundamentação teórica acerca da EDH presente na literatura acadêmica e nos principais instrumentos e normativas brasileiras. Como resultados principais, é possível destacar o seguinte: (a) a EDH, enquanto prática educativa recente, atrela-se à perspectiva de que o compromisso social a ser assumido pelas universidades públicas consiste na produção de pesquisa básica e na formação de conhecimentos críticos; (b) esta prática, por ser parte essencial do conjunto de direitos fundamentais, tem como intuito prevenir violações e informar e fazer conhecer os direitos pelos quais somos sujeitos; (c) no ensino superior, a EDH está positivada, principalmente, no Plano Nacional de EDH, bem como nas diretrizes nacionais para a EDH, se constituindo enquanto um eixo de atuação pelo qual as universidades brasileiras são demandadas a atuar.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference34 articles.
1. Bechi, D. (2011). Mercantilização do ensino superior: os desafios da universidade diante do atual cenário educacional. Acta Scientiarum Education. 33(1), 139-147. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/11580
2. Benevides, M. V. M. (2001). Educação em Direitos Humanos: de que se trata? In R. L. B. Leite & D. B. Catani (Orgs.), Formação de educadores: desafios e perspectivas (pp. 309-318). Fundação Editora da UNESP.
3. Bernheim, C. T., & Chauí, M. S. (2008). Desafios da Universidade na sociedade do conhecimento. UNESCO.
4. Brasil. (2007). Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO.
5. Brasil. (1996). Decreto nº 1.904, de 13 de maio de 1996. Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH.