Abstract
O trabalho teve como objetivo analisar a influência da comunicação contraintuitiva (com inserção de raça e de orientação sexual homoafetiva) para além do interesse mercadológico, englobando a mensuração da reação do consumidor de forma abrangente, nos aspectos ambos implícito e explícito. Elaborou-se um referencial teórico acerca da comunicação mercadológica contraintuitiva, seguido da discussão sobre a inserção das questões de raça e de orientação sexual nela, especialmente frente ao ainda preconceito existente nesse sentido. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos. O primeiro, between-subject (n=61) com caráter exploratório, contando com o monitoramento ocular (eye tracker); e, o segundo, within-subject (n=151) com carater explicativo. Como resultado, pôde-se verificar a influência da comunicação contraintuitiva nas reações dos consumidores, mas com valências opostas de acordo com a inserção em questão: de um lado, a raça obteve efeito positivo, enquanto, por outro lado, a orientação sexual teve efeito bastante negativo. Dessa forma, argumenta-se que a aceitabilidade da inserção da questão racial na comunicação mercadológica contraintuitiva até então não se estendeu para a orientação sexual, caminho ainda a ser percorrido. Assim, reforça-se a importância da comunicação contraintuitiva, cujas contribuições se ampliam para além do interesse mercadológico, abarcando também o âmbito social, mais amplo.
Reference28 articles.
1. ANDREOLI, T. P. Marketing “Exótico”: Abordagens mercadológicas alternativas, não usuais e contraintuitivas. Senador Pompeu, CE: UNISV, 2021.
2. ARAÚJO, S. Publicidade sem estereótipos de gênero – dá pra fazer? Comunicando, [S. l.], v. 3, p. 137-155, 2014.
3. ARNDT; MIGUEL; MICHAELSEN; BARBOSA. “Like a girl”: new rules in the sanitary-pad advertising. Estudos Feministas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1-15, 2018.
4. ASSIS VIEIRA, B.; ANDREOLI, T. P. Comunicação contraintuitiva: apreciação do estado da arte. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 170-188, maio/ago. 2022.
5. ANDREOLI, Taís Pasquotto; ASSIS VIEIRA, Bárbara. Pro-LGBTQIAP+ counterintuitive communication toward the consumer. Revista de Gestão, [S. l.], p. 1-14, 2023. No prelo.