ObjetivoPotencial moderador e mediador da eficácia nas intervenções para perda de peso bem-sucedida (PPBS), o suporte social é poucas vezes avaliado neste contexto. Pretende-se averiguar a relação entre a percentagem de peso perdido e variáveis sociodemográficas e psicológicas, incluindo satisfação com o suporte social, em pessoas que realizaram uma PPBS.
MétodoNo total, 105 adultos com PPBS (ou seja, perda igual ou superior a 7% do peso inicial, com manutenção mínima de 12 meses) preencheram a Escala de Satisfação com o Suporte Social e um questionário para recolha de informação sociodemográfica, estado de saúde psicológica e estilos de vida.
ResultadosO modelo estrutural com as dimensões de satisfação com a família e intimidade apresentou um bom ajustamento (χ2/gl = 1,343; CFI = 0,943; GFI = 0,924; RMSEA = 0,057, p < 0,001; C.I. 90% = ]0,000; 0,093[); a satisfação com o suporte familiar (β = 0,193;p= 0,081) e a existência de uma relação afetivo-sexual (β = -0,184; p = 0,082) foram as únicas variáveis a predizer marginalmente a percentagem de peso perdido.
ConclusãoParticipantes mais satisfeitos com o suporte familiar (no mínimo, um ano após a PPBS) perderam uma maior percentagem de peso; assim, a satisfação com suporte social da família poderá ser uma variável relevante no processo de perda de peso. Todavia, a natureza do estudo (tipo de estudo e de amostra) torna necessária mais investigação na área para confirmar este resultado.